Techie

Verificar detalhes sobre dispositivos PCI no computador

Às vezes quando conectamos algum dispositivo no computador o Windows não consegue reconhecê-lo e não encontra os drivers necessários para seu funcionamento correto. Quando isto acontece você mesmo quem tem que procurar o driver para o dispositivo, e uma maneira de verificar detalhes sobre dispositivos PCI no computador é usando o programa grátis e portátil PCI-Z.


Este programa mostra todas informações sobre o componente mesmo que os drivers não estejam instalados, mesmo que o Gerenciador de Dispositivos não consiga detectar ele.

Verificar detalhes sobre dispositivos PCI no computador

Comece fazendo download do PCI-Z acessando http://www.pci-z.com. Ele não necessita instalação, é um programa portátil, basta descompactar, clicar no arquivo “PCI-Z.exe” para abrir. Você pode guardá-lo em um pendrive para levar para onde quiser.

Quando abrir pela primeira vez ele faz uma busca rápida no sistema e mostra as informações sobre os componentes instalados. A primeira coluna mostra o Tipo de componente, a segunda o Vendedor, a terceira o Dispositivo, a quarta coluna mostra o Subsistema, a quinta a ID de Hardware do Vendedor e, quando ocorrer algum erro, aparecerá uma sexta coluna falando sobre o erro do driver.

Verificar detalhes sobre dispositivos PCI no computador

Verificar detalhes sobre dispositivos PCI no computador

Se algum dispositivo estiver com driver faltando ou estiver com algum erro, ele aparecerá na lista com um ponto de exclamação. Você pode clicar com o botão direito do mouse em cima do componente que estiver com erro e selecionar “Search drivers”, ele irá abrir seu navegador mostrando resultados do Google para você encontrar o driver para seu dispositivo.

Caso ele não reconheça automaticamente algum dispositivo, você poderá carregar manualmente clicando em “Load new PCI database…”. Clicando com o botão direito do mouse em cima de algum dispositivo é possível copiar detalhes sobre ele. Quem quiser pode ainda exportar a lista completa como arquivo CSV para análise posterior.

Compatível com todas versões do Windows 32 e 64 bit.

A única falha que encontrei foi no Windows 10, quando você realiza busca pelo driver ele faz busca pelo driver para Windows 8 e não 10, então você precisa modificar a busca caso isso aconteça com você.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!