Techie

Como verificar se roteador foi hackeado

O DNS, como já falamos aqui no site, é quem converte o nome amigável do site, por exemplo, rainydays.com.br, em um endereço IP para o navegador conseguir acessá-lo. Assim que você digita o endereço, o computador acessa o DNS em busca do endereço IP para entrar em contato com o servidor correto e abrir a página. Se não tivesse DNS, teríamos que digitar o IP dos sites quando quiséssemos acessá-los. Por isso o DNS é importante para o funcionamento da internet e os hackers aproveitam para tentar interceptar essa comunicação criando vírus que modificam as configurações do roteador para a pessoa usar o servidor DNS deles. Assim que tiverem controle do seu DNS, eles podem fazer você ser redirecionado para sites infectados ou criam sites falsos muito parecidos com os sites verdadeiros para roubarem seus dados. Mas como verificar se roteador foi hackeado? Como descobrir se estou sendo redirecionado?


Como verificar se roteador foi hackeado

Usando o Router Checker

A empresa F-Secure criou a ferramenta Router Checker para facilitar a vida dos que não têm muita prática com computador. Ele checa as configurações do DNS no roteador e avisa se as configurações indicarem que você está conectado à um DNS nocivo.

Para verificar se seu roteador está hackeado acesse https://campaigns.f-secure.com/router-checker. Clique em “Start Now” e aguarde.

Como verificar se roteador foi hackeado

Como verificar se roteador foi hackeado

Se seu roteador não estiver hackeado aparecerá o símbolo de correto em verde e o escrito “No issues were found“.

verificar se roteador foi sequestrado hijacked

Caso apareça a mensagem avisando que seu roteador está sequestrado (hijacked), a primeira coisa que você precisa fazer é resetar as configurações. Mas só faça o reset do roteador se souber configurar depois, se não souber como configurar ligue para seu provedor. Todos roteadores têm um botão reset na parte detrás ou embaixo. É preciso usar agulha ou clips para apertar o botão por alguns segundos e voltar as configurações de fábrica.

Ferramenta extra para verificação

Como os mais variados dispositivos que usamos se conectam na web, maior o risco de segurança, principalmente para quem preza pela privacidade. Qualquer dispositivo conectado na web pode ser hackeado. É por isso que o pessoal da Bullguard lançou uma ferramenta online chamada IoT Scanner. Ele escaneia qualquer dispositivo conectado na internet e escaneia a rede em que o mesmo está conectado para verificar se existem vulnerabilidades que podem ser exploradas para ganhar acesso do dispositivo em questão ou da rede.

Para escanar seu dispositivo e sua rede acesse http://iotscanner.bullguard.com/ e clique em “Check if I am on Shodan“.

IoTScanner Bullguard verificar se roteador foi hackeado

IoTScanner Bullguard verificar se roteador foi hackeado

Caso não encontre problemas vai aparecer a mensagem “Good news! You are not public on Shodan” e um botão laranja para realizar um escaneamento mais profundo “Deep Scan”. Se possível realize este escaneamento também para verificar com mais detalhes a rede e o dispositivo. Ele pode demorar alguns minutos.

Caso encontre alguma vulnerabilidade ele vai dar detalhes sobre o problema para você tentar solucioná-lo o mais rápido possível. Atenção! Mesmo aparecendo a mensagem em verde de “tudo bem”, alguns dispositivos não são aconselháveis de conectar na web. Por exemplo, babá eletrônica, geladeira, câmera de dentro de casa etc.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário