Você deveria desligar seu laptop com Windows todos os dias

Muita gente tem o hábito de apenas fechar a tampa do notebook quando termina de usá-lo. Embora isso seja conveniente, já que permite retomar o trabalho rapidamente, essa prática pode acabar prejudicando seu dispositivo sem que você perceba.

Você deveria desligar seu laptop com Windows todos os dias

Você deveria desligar seu laptop com Windows todos os dias

Desligar o notebook realmente faz diferença?

Se você usa um laptop com Windows, a resposta é sim. Existem muitos processos que acontecem quando você desliga completamente o computador que não ocorrem apenas ao colocá-lo em suspensão.

Dependendo de como você usa o seu notebook, desligá-lo regularmente pode melhorar o desempenho e a durabilidade do sistema. Isso porque o desligamento:
Libera a memória do sistema.
Fecha aplicativos que continuam rodando em segundo plano.
Desativa completamente o hardware, garantindo que o computador esteja funcionando corretamente na próxima inicialização.

Se você vai apenas dar uma pausa rápida, não há necessidade de desligá-lo. No entanto, se pretende transportar o notebook na mochila, é altamente recomendável desligá-lo antes.

Os laptops com Windows lidam com o modo de suspensão de forma diferente dos MacBooks, e as ventoinhas podem continuar girando mesmo quando o PC está dormindo. Isso pode causar superaquecimento dentro da mochila ou case, levando a danos térmicos ao longo do tempo.

Vantagens de desligar o PC frequentemente

Há diversas razões para desligar o computador regularmente. Aqui estão as duas mais importantes:

Melhora no desempenho

Desligar o notebook quase sempre garante um desempenho melhor quando ele for reiniciado.

Isso acontece porque:
A memória RAM é liberada, eliminando processos desnecessários.
Programas que ficaram travados em segundo plano são fechados.
O sistema operacional é recarregado do zero, eliminando pequenos bugs ou problemas que surgem com o tempo.

Por isso, sempre que um técnico de TI pergunta “Você já tentou reiniciar o PC?”, não é à toa. O desligamento limpa processos temporários e recupera recursos do sistema, deixando tudo mais ágil na próxima inicialização.

Aumenta a vida útil do sistema

Desligar o notebook ajuda a prolongar sua durabilidade.

O Modo Standby do Windows nem sempre é eficiente e, muitas vezes, continua drenando a bateria, mesmo quando o dispositivo está dormindo. Isso significa que você está consumindo ciclos desnecessários da bateria.

Com o tempo, o desgaste da bateria reduz sua capacidade de manter a carga, o que pode tornar seu notebook menos eficiente a longo prazo.

E o modo suspensão? Ele ainda é útil?

O recurso de suspensão tem seu valor, mas não deve substituir o desligamento completo.

💡 Use a suspensão se for voltar a usar o notebook dentro de algumas horas.
💡 Se for parar de usar o PC por mais tempo (como à noite), o ideal é desligá-lo.

Se você quiser mais controle, pode até configurar um temporizador de desligamento no Windows para que o notebook desligue automaticamente após um período de inatividade.

Por muito tempo, nós tínhamos o hábito de apenas suspender ou hibernar o laptop quando terminava de usá-lo. Com o tempo, isso gerou uma acumulação de processos e arquivos temporários, deixando o sistema lento a ponto de ser necessária uma reinstalação do Windows para corrigir os problemas.

Além disso, percebemos que ao iniciar meu dia com o laptop no modo de suspensão, a bateria já havia perdido 10% a 20% de carga. Isso é um grande problema, especialmente para notebooks gamer, que já possuem autonomia reduzida devido ao hardware mais potente.

Se você for dar uma pausa curta, pode simplesmente fechar a tampa ou ativar o modo de suspensão. Mas se terminou de trabalhar ou vai carregar o notebook em uma bolsa, o melhor é desligá-lo completamente.

Assim como você precisa de descanso, seu computador também precisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *