Windows não mostra letra do HD externo formatado


Windows não mostra letra do HD externo formatado? Formatou um HD externo no MAC ou outro sistema e agora o Windows não quer reconhecê-lo? Ao conectar o HD no computador, ele reconhece que foi conectado mas não aparece nada no Explorador de Arquivos dentro de “Este Computador”? Veja agora como adicionar uma letra para este disco.

ATENÇÃO!! Esse procedimento vai apagar tudo do HD externo, pois será realizada uma nova formatação, tenha certeza que é isso que quer fazer.

Windows não mostra letra do HD externo formatado

Mesmo não sendo possível visualizar o HD dentro de Este Computador, este HD estará aparecendo dentro do Gerenciamento de Disco do Windows.

Comece abrindo o Gerenciamento de Disco, para isso clique no botão iniciar e digite “gerencimaneto de disco” (sem aspas) ou “criar partição” (sem aspas). Clique em “Criar e formatar partições do disco rígido” que aparecerá na parte superior do menu.

Menu iniciar Criar e formatar partições do disco Windows

Outra maneira é clicando com botão direito do mouse em cima do botão iniciar do Windows e depois “Gerenciamento de Disco”.

Formatando o HD externo ou adicionando letra

Vão aparecer todos HDs e pendrive que estejam conectados no computador e partições que tenham sido criadas pelo fabricante do PC. Seu HD externo aparecerá nesta lista com o escrito “Partição Não Identificada” ou “Não alocada”.

Procure com calma o drive correto, para não formatar o HD errado e causar problemas no seu computador. Clique com o botão direito em cima da partição não identificada e selecione “Excluir”. Atenção, se estiver aparecendo “Não alocada” não precisa excluir pode pular esta etapa de exclusão.

Excluir volume para apagar partição no Windows que não mostra letra

A partição irá sumir temporariamente, mas não se preocupe, é normal! Ela vai voltar a aparecer na lista.

A partição vai voltar a aparecer agora como não alocada. Clique com botão direito do mouse em cima da partição “Não alocado” e selecione “Novo Volume Simples”.

Volume não alocado Novo volume simples partição Windows

Vai abrir o assistente para novas partições, clique em “Avançar”.

Assistente para novas partições simples Windows

Especifique o volume da partição, neste caso deixe no valor máximo para usar todo o HD. Prossiga.

Especificar volume da partição Windows

Em seguida escolha uma letra para o seu HD, é a letra que vai aparecer no Explorador de Arquivos.

Windows não mostra letra do HD, atribuir letra

Deixe selecionado para “Formatar este volume” e não modifique as configurações padrão em sistema de arquivos e tamanho. Dê uma nome para o HD, “rótulo do volume”. Deixe selecionar para “Executar formatação rápida” e clique em “Avançar”. Caso não queira formatar o HD é só selecionar a opção “Não formatar este volume” e prosseguir.

Rótulo do volume formatar partição Windows

Na janela final clique em “Concluir” para ele fazer a formatação e adicionar uma letra no seu HD externo. Pronto, depois disto o Windows irá reconhecer o HD normalmente.

29 comentários em “Windows não mostra letra do HD externo formatado”

  1. Oi,
    Estava indo tudo bem, mas em vez de clicar pra excluir na parte de cima eu cliquei no retângulo de baixo, na direita. Então uma parte do espaço do pen drive ficou aparecendo como não alocado.
    Você sabe como faço pra arrumar isso?
    Não consegui nem chegar a formatar o disco, pois aparecendo ali “não alocado” e não apareceu mais na lista de cima…
    Obrigada!

  2. Excelente tutorial. Acontece tb quando se formata um HD externo para funcionar/ GRAVAr em TVs da LG e se precisa reverter para funcionar no Windows. Parabéns… extremamente útil! Abração. 🙂

  3. Excelente tutorial, comprei um WD my Passaporte for Mac, achei o seu tutorial e resolveu tudo extremamente rápido, valeu pela dica, um abraço

  4. Olá, gostaria de saber se esse procedimento também funciona com o HD externo Seagate Slim for MAC, sabe me informar?

    • Oi Denis

      O que eu fiz foi realizado no HD Seagate e deu certo. Acredito que funcione para qualquer HD, pois é uma dica genérica.

      Abs

  5. no meu caso deu que a partição é protegida, tenho um wd passport e nao sei como formatar ele pra windows novamente

  6. Obrigada!! Funcionou muito bem. O que aconteceu foi que ao invés de Formatar estava escrito “Novo Volume”. Muito obrigada. Por aqui funcionou perfeitamente com seu passo a passo!

  7. MUITO OBRIGADA!!! Estava exatamente com este problema!! Formatei meu HD externo pelo mac, e depois o windows não estava mostrando ele no “meus computador”. Segui as orientações indicadas aqui e agora deu tudo certinho!!!! ótima ajuda!!!

    Valeu!!

  8. Muito obrigado pela ajuda!! Ótima dica, mas formatei antes de conseguir salvar os arquivos….rsrsrs Mas o Hd voltou a aparecer….(; Abraço

  9. sinceramente meu problema nao foi resolvido, no gerenciador de dispositivos aparece a unidade do meu Hd externo, mas no gerenciador de Discos nao aparece ele nem nada nem sem identificação so apare no gerenciador de discos os hds internos mesmo do pc… o que eu faço ja procurei a soluçao nao encontro…

    • Oi Paulo
      Muito estranho isso. A partição do HD externo deveria estar aparecendo no "Gerenciador de Discos".
      Encontrei alguém com o mesmo problema que o seu, mas é em um fórum em inglês:

      tomshardware.com/forum/250466-32-hard-drives-missing-disk-managment

      Um tal de "gomez8" disse que o problema no dele eram os rootkit virus, são virus que se escondem no computador e o anti-vírus não consegue detectar. Ele usou um programa da McAfee, o McAfee Rootkit Detective 1.1 (é grátis no baixaki), para detectar esses virus. Depois que ele passou esse programa, ele conseguiu renomear o HD externo. Outras duas pessoas fizeram o mesmo que ele e deu certo para elas também.

      Mas como eu nunca usei esse programa, não posso confirmar se é bom mesmo nem como se usa ele.
      Abs

  10. Ok, mas e quando você tem um backup inteiro dentro do hd externo e não quer perder os arquivos? Não posso formatá-lo para que o Windows o reconheça…

    • Aí é um problema mesmo.

      O melhor seria você usar o aplicativo MacDrive, que permite que você leia os dados salvos do Mac no Windows. Com ele você poderia passar tudo para o Windows e depois formatar o hd externo sem problemas.

      Site -> mediafour.com/products/macdrive

      Espero que ajude.
      Abs

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.