8 mitos sobre a gripe suína H1N1
Como ainda não estamos livres da H1N1, cada ano que passa surgem gripes novas, é sempre bom ter uma ideia do que é fato e o que é fantasia. Por isso a revista New Scientist resolveu fazer um artigo mostrando os 8 Mitos sobre a gripe suína H1N1 que vêm sendo espalhados desde o início da epidemia. São detalhes que podem custar muito caro à sua vida.
8 mitos sobre a gripe suína H1N1
Sintomas são iguais ao da gripe comum. Você sabe que pegou se estiver com febre.
Mentira. Quase metade dos pacientes que pegaram H1N1 não desenvolveram febre nenhuma, outras sofreram de sintomas gastrointestinais bem como de sintomas da gripe comum.
Essa é só uma febre leve. A taxa de morte é menor do que a da gripe comum.
Mentira. A gripe suína está matando jovens em vez de pessoas idosas, e apesar do inverno estar apenas começando, mais pessoas morreram de gripe do que normalmente morrem durante o inverno inteiro.
Você está seguro enquanto estiver saudável. Somente pessoas doentes e fracas ficam realmente doentes
Mentira. A maioria das crianças que morreram de gripe suína estavam perfeitamente saudáveis antes de pegarem, e muitas das vítimas adultas não tinham problema nenhum.
Eu estarei bem se comer somente comida orgânica, tomar vitaminas, usar máscara, lavar muito as mãos e beber muito líquido
Errado. A vacinação é de longe a medida mais eficaz para se proteger e proteger sua família contra gripe suína.
Está tudo bem agora que nós temos uma vacina. Na verdade, temos várias.
Errado. Mesmo nos países ricos levará meses até que todos que queiram ser vacinados sejam vacinados. Países pobres terão pouquíssimas vacinas, se é que terão alguma.
A vacina não é segura. Por que correr esse risco para prevenir contra febre leve?
Durante pandemias passadas, um terço ou mais de toda população pegou febre, e os riscos de a gripe te matar ou causar problemas desagradáveis como a síndrome de Guillain-Barré são muito maiores do que os riscos da vacina.
Esse vírus não será mais tão mortal. Os germes não costumam ser assim.
Errado. Às vezes vírus de gripe fica, sim, pior. Ninguém pode ter certeza como a gripe de 2009 irá evoluir, mas é certo que ela não irá embora.
Uma vez que essa pandemia tenha acabado, nós estaremos salvos por mais algumas décadas
Errado. Outra gripe animal pode passar para os humanos amanhã e recomeçar uma nova pandemia, que pode ser muito pior do que a gripe suína de 2009
Como falado anteriormente, estes mitos foram elucidados pela revista New Scientist mostrando dados científicos para comprová-los. Quer ler tudo que eles falaram sobre cada um dos tópicos? Entre em http://www.newscientist.com.
Então diante desta leitura vamos morrer!!
Não tem jeito!!!