Aplicativo da Anatel verifica qualidade do sinal

Você conhece o Anatel Serviço Móvel? Aplicativo da Anatel verifica qualidade do sinal das operadoras de celular no Brasil. Ele mostra com detalhes a localização das antenas de celulares e o ranking de qualidade de sinal onde você mora, especificando o endereço. Com versões para web, Android e iPhone, o app possui uma interface bem simples que facilita o uso para pessoas que não têm muita familiaridade com computador e aplicativos.

Aplicativo da Anatel verifica qualidade do sinal

Aplicativo da web

Para utilizar a versão web basta acessar este link.

Quando entrar aparecerá um aviso perguntando se permite que o site use a localização do seu computador (1). Clique em “Permitir” e seu endereço abrirá automaticamente no mapa. Quem não quiser permitir é só digitar o endereço no campo “Pesquisar localidade” (2).

Aplicativo da Anatel verifica qualidade do sinal
Aplicativo da Anatel verifica qualidade do sinal

Aguarde seu endereço aparecer no mapa. Clique no botão de três traços no canto superior direito (1) para especificar quais operadoras quer visualizar as antenas. Para ativar é só deslizar o botão e ele ficará verde, as que forem ativadas aparecerão no mapa do seu endereço. Clicando em “Indicadores” (2) aparece o ranking de quantidade de ERBs (antenas) na sua localização, separadas por 2G, 3G e 4G.

Aplicativo da Anatel verifica qualidade do sinal

Deslizando a janelinha “Estações Rádio Base” (2) para esquerda você poderá ver ainda o ranking de dados (qualidade da rede de dados) e ranking de voz (qualidade da rede de voz). Esses rankings são ordenados automaticamente de acordo com os índices da operadora. Por exemplo, se a Claro for melhor onde você mora, ela aparecerá em primeiro na lista.

App para smartphone e tablet

No caso do aplicativo para smartphone e tablet, ele encontrará automaticamente seu endereço usando o GPS do aparelho. E na versão móvel ainda é possível girar o telefone quando estiver na tela de índices para ver um histórico da qualidade das operadoras nos últimos 12 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *