Como arrumar um emprego temporário antes do Natal
Está pensando em arrumar um emprego temporário antes do Natal? Saiba que esta é uma das melhores épocas do ano para tentar retornar ao mercado profissional.
Muitas vagas são criadas, não só no setor de comércio, mas também na de serviços, com uma demanda muito maior durante este período. Se você se encontra fora do mercado de trabalho e precisa se recolocar, é hora de trabalhar com afinco e correr atrás do seu objetivo.
Após períodos tão difíceis, onde o mercado encolheu e milhares de pessoas perderam seus empregos, várias áreas profissionais já estão novamente em processo de aquecimento e isto significa a necessidade de mão de obra. Para lhe ajudar, trazemos algumas dicas para lhe ajudar a arrumar um emprego temporário antes do Natal.
O que fazer para arrumar um emprego temporário antes do Natal?
Antes de mais nada, é sempre bom afirmar que, apesar de mais de 90% das vagas serem temporárias, a chance de uma efetivação é sempre muito grande. Por isso, é importante desenvolver o seu melhor desde o primeiro dia e provar que sua continuidade na empresa após o período de festas, só vai acrescentar.
Algumas dicas para te ajudar na missão de arrumar um emprego antes do Natal:
Capacite-se cada vez mais
Enquanto estiver parado, procure sempre fazer curso e se capacitar mais. Existem inúmeros cursos gratuitos, inclusive que podem lhe ajudar a adquirir mais conhecimento. Mesmo que alguns não sejam da sua área, estudar é sempre importante. Por muitas vezes, aquele tempo que você investiu aprendendo a fazer algo novo, pode ser a diferença na hora de conseguir a vaga.
Prepare um bom currículo
Procure citar no currículo as experiências que sejam relevantes para a vaga que pretende aplicar. Não se esqueça também de fornecer dados de contato corretos. Inclua também sua formação e cursos extracurriculares que podem colaborar na hora de conseguir a vaga. Mas, nem precisamos falar que o candidato jamais deve mentir nas informações. As empresas sempre verificam os dados.
Fique de olho no site das empresas e também das agências de recrutamento
A internet pode ser uma grande ferramenta na hora de arrumar um emprego temporário antes do Natal. Visite os sites das empresas e das agências de recrutamento se possível diariamente. Também procure cadastrar o seu currículo em locais que permitem o “cadastro de reserva”. Mesmo quando não existem vagas abertas, muitas empresas aceitam o cadastro de currículo e chamam estes candidatos antes mesmo das vagas serem divulgadas.
Alguns sites de emprego onde você pode cadastrar seu currículo:
Procure as vagas pessoalmente
Sabemos que para quem está desempregado, muitas vezes fica complicado gastar dinheiro com transporte público. Se for o caso, procure ao menos caminhar nas redondezas de onde mora para ver as vagas disponíveis no comércio e empresas locais. Se tiver como pegar transporte, vá diretamente até as lojas e deixe seu currículo pessoalmente. Alguns comércios optam por divulgar as vagas somente no local.
Faça contatos
Divulgue para as pessoas que você está em busca de emprego. Não tenha vergonha! Muitas vezes é possível conseguir uma vaga por meio de uma indicação. Eis o motivo pelo qual é muito importante sempre conversar e comentar com outras pessoas. Não deixe de compartilhar também suas formas de contato.
Quais são os direitos do trabalhador em regime de contrato temporário?
Mesmo quem trabalha com contrato temporário, tem uma série de direitos, tais como:
- Remuneração igual aos profissionais da categoria;
- Descanso semanal remunerado;
- Vale-transporte;
- Seguro-desemprego;
- Décimo terceiro proporcional;
- FGTS;
- Máximo de 8 horas trabalhadas por dia ou 44 na semana;
- Adicional noturno, quando for o caso.
No mais, ao alcançar o objetivo de conseguir o seu emprego, dedique-se bastante para conseguir ser efetivado ao final do contrato. Mas, caso isto não aconteça, não se preocupe, tenha forças para seguir em frente que uma nova oportunidade irá aparecer.