Saúde e Beleza

Benefícios do caju para a saúde

O caju é uma fruta muito consumida no país. Não só o pseudofruto em si, mas também a castanha que é o verdadeiro fruto, podem ser usado para preparo de pratos e sucos nas mais diversas formas. Os benefícios do caju para a saúde são tantos, que por ser um produto barato, está sempre presente nas mesas do brasileiro.


Os principais benefícios do caju para a saúde

Benefícios do Caju para a saúde

O caju é rico em vitaminas, é uma fonte de gorduras saudáveis e pode trazer uma série de benefícios para a saúde. Veja quais são os principais:

Fortalece o sistema imunológico

O corpo humano não produz vitamina C. Por isso é importante ter na alimentação fontes variadas de vitamina C. O caju, além de vitaminas, possui Zinco que também colabora para prevenir infecções e acelera a cicatrização de feridas.

Previne doenças do sangue

O caju possui uma série de antioxidantes naturais que protegem o organismo contra diversas doenças, inclusive doenças do sangue. Ele evita a ação dos radicais livres, que causam envelhecimento precoce das células.

É uma fruta com um índice glicêmico aceitável

O caju pode ser usado em uma dieta com baixo consumo de carboidratos, pois não possui um índice glicêmico muito alto. O mesmo vale para pessoas que sofrem com a diabetes. Podem consumir a fruta com moderação que ela não dispara os níveis de produção de insulina pelo organismo.

Ajuda a prevenir o câncer

O caju é rico em flavonóides, licopeno e betacaroteno, essenciais para a prevenção de alguns tipos de câncer.

Aumenta a disposição para as tarefas diárias

Para quem precisa de mais energia, o caju pode ser um ótimo aliado. Ele é rico em aminoácidos de cadeia ramificada, também conhecidos como BCAA, que aumentam a capacidade de utilizar a gordura como fonte de energia, diminuindo o peso e aumentando a massa muscular magra.

É bom para a saúde da pele e dos cabelos

O caju é rico em cobre e em enzimas que colaboram para a produção de melanina, o pigmento que dá cor aos cabelos e também na pele. Sem a melanina, os cabelos ainda perdem o seu brilho natural.

Promove a saciedade

Tanto a castanha, quando a fruta em si, são extremamente ricos em fibras. Desta forma, é possível manter a saciedade por muito mais tempo. A castanha também é rica em gorduras boas que auxiliam o aumento do colesterol bom do sangue. Também são boas fontes de magnésio e cálcio.

Outros benefícios do caju para a saúde que poderíamos citar são os seguintes: alimento rico em vitamina C, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), ácido fólico, vitamina K. Além disso pode evitar também a anemia, melhorar a saúde da boca e evitar cálculos biliares.

Agora que você já conhece os benefícios do caju para a saúde, aproveite para incluir mais vezes na sua alimentação. A maneira mais comum de consumo é através de sucos. Mas você também pode consumir a fruta “in natura” ou no preparo de doces ou outros pratos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!