Cancelar uma venda na Stone
Como cancelar uma venda na Stone direto na máquina ou pelo Portal do Cliente? Fez alguma cobrança errada ou a pessoa pediu para cancelar, mas era tarde e já tinha feito a cobrança na maquininha? Neste post explicaremos o procedimento para cancelamento de uma venda e prazos para estorno de valor.
Aproveite para conferir como cancelar conta e maquininha Stone.
Cancelar uma venda na Stone na máquina
Atenção! Para conseguir cancelar uma venda na máquina Stone você precisa ter o cartão usado no pagamento, a senha administrativa de segurança e o saldo de vendas igual ou maior que o valor da venda que será cancelada.
Máquinas com botão FUNÇÃO ou FUNC:
- Aperte o botão “Função”;
- Digite “02” e confirme;
- Digite a “senha administrativa de segurança” e confirme;
- Insira o cartão do cliente usado na venda;
- Escolha se que cancelar crédito ou débito;
- Verifique se está tudo correto e clique em “Ok” para confirmar;
- Aguarde o comprovante sair.
Máquinas que não possuem o botão FUNÇÃO:
- Abra o menu da máquina clicando na casinha;
- Entre em “Cancelamento”;
- Digite a “senha de segurança administrativa” e confirme;
- Insira o cartão usado no pagamento da venda;
- Verifique os dados que aparecerão da venda na tela e confirme em “Ok”.
Máquina Ingenico A8:
- Toque no ícone “Menu”;
- Entre em “Cancelamento”;
- Digite a senha de segurança;
- Insira o cartão do cliente usado na venda;
- Selecione a venda que quer cancelar e verifique os dados;
- Confirme clicando em “Confirmar”.
Cancelar venda da Stone pelo Portal
- Faça login no Portal portal.stone.com.br ou acesse o aplicativo;
- Você pode buscar pelo número da venda no campo “Busca” ou clicar em “Vendas” e procurar pela venda correta;
- Clique na venda para ver um resumo, na página de resumo clique em “Cancelar esta transação”;
- Escolha se quer cancelamento parcial ou total e confirme.
Informações importantes
Em vendas realizadas em crédito é possível escolher o valor que quer cancelar, basta apagar o valor total errado e digitar o valor correto. Quando ocorre cancelamento de uma venda parcial, o número de parcelas é mantido, o cancelamento é feito em valor, não tem como cancelar parcela específica. O estorno é realizado junto à parcela correspondente, aparecendo dois lançamentos na fatura, a cobrança e o estorno.
No débito não é permitido cancelar valor parcial de uma venda, somente o valor total.
O prazo padrão para estorno é de até 7 dias úteis no débito. Se for no crédito cai na fatura, se ela estiver aberta no dia do estorno cai na mesma hora, se não cai na fatura seguinte.
O prazo para cancelar uma transação é de:
- 90 dias para débito e 350 dias para crédito na maquininha ou TEF;
- 120 dias no E-commerce.