Checar atividade das extensões e apps do Chrome
Sempre que instalamos extensões e aplicativos no Chrome temos que dar permissões para eles acessarem certas informações para poderem realizar o que prometem. Era nesta hora que podíamos verificar quais dados nossos eles irão acessar, depois disso não era, mas possível monitorar essas extensões e aplicativos. Agora o Google lançou o aplicativo Chrome Apps & Extensions Developer Tool que permite checar atividade das extensões e apps do Chrome, com possibilidade de verificar histórico de atividades de qualquer extensão e informações sobre as mesmas em tempo real.
Checar atividade das extensões e apps do Chrome
Instale o Chrome Apps & Extensions Developer Tool na Chrome Web Store.
O atalho do Chrome Apps & Extensions Developer Tool aparecerá dentro do “Iniciador de Aplicativos do Google Chrome” depois que terminar de instalar pela Chrome Web Store.
Ao clicar no atalho abrirá a tela de aplicativos instalados, sendo possível mudar rapidamente para “Extensões” no menu superior. Tem até campo de busca para quem tiver muitas extensões instaladas. Embaixo de cada extensão e aplicativo aparecem os links “Permissões” (Permissions), “Comportamento” (Behavior) e “Desinstalar” (Uninstall).
Quando clicar em “Behavior” abre todo o histórico de atividade com divisão entre histórico relacionado com privacidade (Privacy-related history) e histórico recente da extensão (All recent history). Nesta tela você pode conferir se alguma extensão ou aplicativo modificaram páginas (quais fuções usou para isso), se comunicou com algum servidor ou se checou por atualizações.
Clicando em “Realtime” no menu superior é possível monitorar por atividades no momento em que acontecem (em tempo real).
Algumas atividades são difíceis de descobrir o que significam, talvez será preciso procurar no Google quando encontrar alguma informação estranha.
Esse aplicativo é voltado para desenvolvedores, mas mesmo para quem não é desenvolvedor ele pode ser bastante útil para monitorar atividades das extensões e aplicativos do Chrome.