Como adicionar e excluir conta de usuário no Windows
Tem algum familiar que chegou de férias e está querendo usar seu computador? Não tem nada pior do que uma pessoa mexendo em nossos arquivos e alterando as configurações do Windows, navegador etc. Por isso é bom saber como adicionar e excluir conta de usuário no Windows, assim você pode adicionar uma conta para esta pessoa e não irá modificar nada dos seus arquivos. Quando ela for embora é só apagar a conta.
Como adicionar conta de usuário no Windows
Para adicionar uma conta no Windows 10 é muito simples. Clique no botão iniciar e depois no ícone da engrenagem. Quem preferir pode apertar direto no teclado as teclas Win + i.
Entre em “Contas”.
No menu da esquerda clique em “Familiar e outras pessoas”. Do lado direito vão aparecer as opções. A opção “Sua família” adiciona a pessoa na sua família da conta Microsoft, este recurso é mais usado para crianças quando queremos monitorar e restringer conteúdos. Já “Outras pessoas” serve para adicionar algum amigo ou conhecido que queira usar o computador e você não quer adicionar na sua família da conta Microsoft. Clique em “Adicionar outra pessoa a este PC”.
Se a pessoa tiver conta Microsoft você pode digitar o email dela no campo (1) e clicar em “Próximo”. Se ela não tiver conta ou se você quiser apenas criar uma conta local para a pessoa, clique em “Não tenho as informações de entrada dessa pessoa”.
Caso tenha clicado em “Não tenho as informações de entrada dessa pessoa” vai abrir a janela para criar uma conta Microsoft online. Se não quiser criar nova conta, clique em “Adicionar um usuário sem uma conta Microsoft”. Digite o nome da pessoa e crie uma senha forte, depois clique em “Avançar” para concluir.
Caso tenha usado o email da conta Microsoft como mostrado na foto acima, ele vai avisar que está tudo pronto. Mas é preciso que o computador esteja conectado na internet a primeira vez que ela fizer logon no Windows.
A conta aparecerá dentro de contas de “Outras pessoas” nas configurações do Windows.
É importante lembrar que se adicionar uma conta local, esta conta ficará limitada, ela não poderá instalar aplicativos nem fazer modificações no computador.
Apagar outros usuários no Windows
Para remover uma conta é mais simples ainda. Abra novamente as configurações de “Contas” clicando no botão iniciar e depois no ícone da engrenagem.
Entre em “Família e outras pessoas”. Do lado direito clique em cima do email da conta da pessoa que quer remover do seu computador.
Clique em “Remover”.
Vai abrir uma nova janela perguntando se quer excluir conta e dados da pessoa. Todos os dados salvos por ela no computador serão apagados e não poderão ser recuperados. Confirme clicando em “Excluir conta e dados”.
Esta conta não vai mais aparecer na tela de logon do Windows.
Pode acontecer do conteúdo não ser excluído mesmo após exclusão da conta. Se isto acontecer, confira nosso post explicando como apagar pasta de usuário do Windows que não apagou com exclusão da conta.