Como encerrar conta bancária

Tem alguma conta em um banco que não está usando e não quer deixar aberta para não ficar acumulando tarifas ou juros? Pois saiba que, por Lei, você pode cancelar conta do banco a qualquer momento. Vamos explicar agora como encerrar conta bancária. O que você precisa fazer, quais documentos necessários para encerrar conta no Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa Economica, Satander e outros.

Como encerrar conta bancária

O que você precisa fazer no momento de encerrar a conta

  • você (cliente) tem que ir pessoalmente à agência em que possui conta e entregar uma declaração sobre a intenção de rescindir o contrato
  • alguns bancos têm formulários específicos para o pedido de encer­ramento de conta (carta de encerramento)
  • o pedido de encerramento deve indicar um prazo para adoção de providências necessárias ao efetivo encerramento da conta, deixando após isso de incidir tari­fas e outros encargos
  • nenhuma conta pode ser encerrada enquanto existirem saldo credor ou devedor na conta cor­rente, compromis­sos e débito
  • o pedido de encerramento deve ser acatado pelo banco mesmo na hipótese de existência de cheques sustados, revogados ou cancelados por qualquer causa
  • contas que foram abertas pessoalmente não poderão ser encerradas pela internet nem por telefone

O que é SUA obrigação (do cliente)

  • pedir extrato da conta para verificar se todos os cheques emitidos foram compensados. Do contrário, o cliente será incluso no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCCF) do Banco Central
  • transferir o saldo da conta para outro banco
  • entregar ao banco cartões magnéticos e cheques ainda em seu poder (ou declaração de que inutilizou as folhas do talão)
  • cancelar as autori­zações de débitos automáticos
  • trocar os cheques pré-datados eventualmente existentes
  • manter fundos suficientes para o pagamento de compromissos assumidos com a instituição financeira ou decorrente de disposições legais
Como encerrar conta bancária
Como encerrar conta bancária, o que fazer para cancelar conta no Banco

O que é obrigação do BANCO

  • a agência em que você fez a conta deveria lhe informar sobre as exigências para o encerramento da conta corrente no momento em que você assinou o contrato
  • o pedido que você fizer para o cancelamento tem que ser acatado pelo banco, mesmo que existam cheques sustados, revogados ou cancelados (lembrando que cheque sacado contra conta encerrada gera registro no CCF)
  • o banco tem que dar um prazo de adoção de providências relacionados à rescisão
  • o banco tem que emitir aviso ao correntista com a data do efetivo encerramento da conta
  • o banco também pode encerrar sua conta, mas deve comunicar antes ao cliente, pedido regularização do saldo. A agência só pode só pode rescindir o contrato se houver irregularidades nas informações prestadas pelo cliente, comunicando o fato imediatamente ao Banco Central

Informações importantes sobre conta corrente sem movimentação

  • não existe encerramento automático de conta, a falta de movimentação não caracteriza a rescisão do contrato
  • o correntista que deixar de usar a conta está sujeito ao débito de tari­fas e juros, que são descontados de seu saldo
  • para contas abertas para recebimento de salário, o serviço não é interrompido com o desligamento da empresa

É muito importante estar atento às regras contratuais no momento que você abre sua conta. Nelas estão especificados os requisitos para rescisão e encerramento. Preste atenção sobre tarifas, juros e qualquer outro encargo que possam estar detalhados. Sempre solicite cópias de todos documentos assinados.

Caso tenha dúvidas ou problemas com alguma instituição financeira entre em contato com a Ouvidoria para tentar resolver. Se não for resolvido você pode falar com os canais de atendimento do Bacen por telefone 0800 979 2345 ou pela internet.

Ouvidoria dos bancos

  • Bradesco – 08007279933
  • Banco do Brasil – 08007295678
  • Banco do Estado do Rio Grande do Sul – 08006442200
  • Banco do Nordeste – 08000333033
  • Banco Mercantil – 08007070384
  • Santander – 08007260322
  • Votorantim – 08007070083
  • Caixa Econômica – 08007257474
  • Itaú – 08005700011
  • Kirton Bank (Cetelem) – 08007279933