Como excluir Facebook de pessoa que morreu
Algumas pessoa de sua família ou amigo faleceu e você não sabe o que fazer com a conta que ele tinha no Facebook? Pois saiba que o Facebook permite que a pessoa transforme o perfil em memorial ou então solicite a exclusão total dos dados. Veja agora como excluir Facebook de pessoa que morreu ou transformá-la em memorial para a vida.
Lembrando que você terá que provar que é membro direto da família ou testamenteiro para remoção da conta ou solicitações especiais.
Como excluir Facebook de pessoa que morreu
Entrando em contato com Facebook
O Facebook disponibiliza um formulário online específico para casos de pessoa falecida. Acesse a página https://www.facebook.com/help/contact/228813257197480.
Preencha com seu nome completo (1), o nome completo da pessoa falecida (2), cole o endereço do perfil da pessoa (3). Para copiar o endereço basta acessar a página da pessoa no Facebook e copiar toda parte escrita que aparece na barra de endereço do navegador (4), se não souber como verifique no final do post.
Escreva o e-mail que a pessoa usou para criar a conta (1), se não souber qual ela usou deixe em branco. Selecione o que quer fazer com a conta (2). Marque o dia que a pessoa faleceu (3), depois clique no botão “Escolher arquivo” (4) e envie uma foto ou uma cópia digitalizada da certidão de óbito (esta é a maneira mais rápida de concluir a solicitação). Quem quiser fazer alguma solicitação especial ou alguma pergunta é só escrever no campo “Informações adicionais” (5). Quando terminar clique em “Enviar” (6).
Depois é só aguardar a resposta do Facebook. Esta resposta pode demorar um pouquinho, pois são milhares de solicitações por dia.
Quem não tiver a certidão de óbito pode fornecer comprovante de autoridade e uma prova que a pessoa faleceu. O documento comprovante de autoridade pode ser uma procuração, certidão de nascimento, testamento, letra de crédito. O documento para provar a morte do ente querido pode ser o obituário ou cartão do memorial.
Quando enviar os documentos, cubra informações pessoais que não sejam relevantes como número do CPF, por exemplo.
Copiando endereço do perfil da pessoa falecida
Se não souber como copiar o endereço do perfil, acesse a página da pessoa no Facebook. Clique em cima do escrito para selecioná-lo. Depois que o endereço aparecer selecionado, clique com botão direito do mouse em cima dele e escolha “Copiar” no menu.
Depois é só clicar com o botão direito do mouse dentro do campo “Endereço da Web (URL)” e escolher “Colar” no menu.
Contas transformadas em memorial
Quando um familiar pede para transformar a conta em memorial, o perfil do ente querido aparecerá com o escrito “Em memória” ao lado do nome da pessoa.
Dependendo das configurações que a pessoa usava, os amigos ainda poderão compartilhar memórias na Linha do Tempo do memorial. Todo conteúdo que a pessoa compartilhou como fotos e publicações, ficarão no Facebook para sempre e visível para o público com o qual foi compartilhado.
Estes perfis memoriais não são exibidos em espaços públicos como “Pessoas que você talvez conheça” etc.
Ninguém poderá entrar nesta conta, e se a conta não tiver um contato herdeiro ela não poderá ser alterada.
Se a pessoa falecida era administrador único de páginas no Facebook, elas poderão ser removidas mediante solicitação.