Como mover o Google Authenticator para outro celular?

Como mover o Google Authenticator para outro celular, é possível? Meu aparelho foi roubado ou perdido, posso recuperar o Google Authenticator e os códigos nele? Se você usa o Google Authenticator no celular, explicamos como transferir o aplicativo para outro celular, se tiver com os dois aparelhos em mãos. E se é possível restaurar o app com os códigos em outro dispositivo.

Como mover o Google Authenticator para outro celular? (precisa do celular antigo)

Se você tem o aparelho celular antigo em mãos, siga as etapas para exportar suas contas de um aparelho para outro. Instale o aplicativo Google Authenticator no novo dispositivo.

1 – Abra o app Google Authenticator no celular antigo.

2 – Toque no ícone de três bolinhas, no canto superior direito da tela.

3 – Toque em Transferir contas.

4 – Na tela de transferir contas toque em “Exportar contas”.

Como mover o Google Authenticator para outro celular, se tiver com o celular antigo?

5 – Digite o PIN do celular.

6 – Selecione as contas que deseja transferir para o novo celular e toque em “Próxima”.

7 – Vai abrir o código QR que precisa ser lido pelo app no novo celular. Cada conta irá gerar um código QR diferente, para você ir adicionando no novo dispositivo.

7 – No novo dispositivo de celular abra o Google Authenticator e toque em “Ler código QR”.

8 – Coloque a câmera para ler o código QR que está aparecendo na tela do celular antigo. Repita o procedimento para cada um dos códigos QR que forem gerados para suas contas registradas no aplicativo (se der algum erro nesta etapa, selecione menos contas no celular antigo e prossiga, depois selecione as que faltarem).

Pronto, quando terminar, aparecerá o aviso que as contas do Google Authenticator foram transferidas.

Perdi meu telefone ou foi roubado, posso recuperar o Google Authenticator no novo aparelho?

Neste caso não, infelizmente não tem como restaurar o Google Authenticator no novo aparelho, pois os códigos gerados no aplicativo são específicas para o dispositivo. Somente é possível transferir, como explicado acima, com o celular antigo em mãos. Por isso a importância dos códigos de backup que você tem que guardar em local seguro, sempre que ativa a verificação em duas etapas em contas na web!

Além disso, qualquer pessoa que encontrar ou roubar seu aparelho, pode ter acesso a esses códigos 2FA (Duas Etapas). Isso não é um problema se a pessoa não souber as senhas das suas contas, mas se ela souber, poderá ter acesso às contas cadastradas no Authenticator. Portanto, caso você tenha perdido o dispositivo ou ele tenha sido roubado, você precisa remover o Google Authenticator das suas contas onde ele está registrado e formatar o dispositivo remotamente pelo Encontre Meu Dispositivo do Google (Limpar dispositivo).

Caso você deseje um aplicativo autenticador que possua opção de restauração da conta e códigos se celular for perdido/roubado, uma opção é o Authy, que pode ser restaurado tendo apenas o número de celular que estava conectado à conta.