Como solicitar o Kit Parabólica gratuito

Como solicitar o Kit Parabólica gratuito? Aos poucos, o 5G vai ganhando mais espaço no país e com isso, o sinal das antenas parabólicas sofre alterações. A nova tecnologia pode causar interferências no sistema utilizado atualmente. Sendo assim, quem possuir aquelas antenas parabólicas grandes e redondas, precisará substituir o equipamento, para não sofrer com tais interferências. Pessoas de baixa renda, que estão cadastradas no CadÚnico, poderão retirar o equipamento gratuitamente.

Como fazer para solicitar o Kit Parabólica gratuito

Para quem pergunta o porquê a troca é necessária, isto é fácil de explicar. A nova tecnologia 5G, opera no Brasil em uma frequência de 3.5 GHz, enquanto as parabólicas transmitem seus dados pela Banda C, na frequência entre 3,7 e 6,45 GHz. Por estarem muito próximas, a frequência do 5G pode resultar em interferências na imagem e som dos televisores.

Como solicitar o Kit Parabólica gratuito

Desta forma, foi necessário transferir o sinal de TV das parabólicas para a Banda Ku. Assim, quem utiliza a antena parabólica para assistir TV, precisa trocar os equipamentos pelos compatíveis com esta Banda Ku. Acredita-se que cerca de 20 milhões de famílias serão afetadas com a mudança de tecnologia. E destes 20 milhões de famílias, pelo menos 10 milhões delas têm cadastro no CadÚnico e podem solicitar o equipamento de graça.

Os Kits trazem a antena parabólica de 60cm, cabos, controle remoto e receptor de Banda Ku. Inclusive, poderá ser conectado tanto em TVs mais modernas, quanto em TVs mais antigas, de tubo.

Como saber se sua família pode solicitar o Kit Parabólica gratuito?

Para ter direito a este benefício, é preciso que a família esteja cadastrada nos programas de benefícios sociais do governo federal e que já tenha em casa, uma antena parabólica em funcionamento. Para consultar, faça o seguinte:

  1. Acesse o site do Siga Antenado;
  2. Informe o número do CPF ou do NIS da pessoa da família que está presente no CadÚnico;
  3. Caso tenha direito ao Kit, será preciso agendar dia e horário para retirada dos equipamentos.

A instalação é por conta do próprio usuário. Estas antenas parabólicas digitais visam o público que não possui equipamento compatível com o sinal digital integrado ou para locais onde a transmissão do sinal ainda não está disponível. Quem precisar de mais informações, basta consultar o “Siga Antenado