Como usar verificação em duas etapas sem celular?

Posso usar verificação em duas etapas sem celular? A autenticação em dois passos atualmente tem se tornado uma parte importante de segurança de contas na web. Ela cria uma segunda camada protetora no login, onde você pode receber ou gerar um código para adicionar na tela de login da sua conta. Mas infelizmente a maioria dos métodos de autenticação de dois fatores precisam de celular. Você pode receber o código por SMS ou instalar aplicativo autenticador. Mas e se não tiver o celular disponível no momento, caso tenha sido roubado? Ou se o site falar que só aceita métodos mais seguros de login?

Como usar verificação em duas etapas sem celular?

Neste caso você tem apenas duas opções disponíveis quando estiver sem celular. Uma é instalando aplicativo autenticador no computador ou notebook. Apesar da maioria desses autenticadores pedirem um dispositivo de celular, existem ainda algumas opções que permitem instalação apenas no computador/notebook.

Existem opções na Microsoft Store, extensões do Chrome e gerenciadores de senhas como o Bitwarden ou 1Password. Nos gerenciadores de senha, normalmente a função está disponível apenas para versão premium paga. Em extensões existe a open source 2FAS Two Factor Authentication e GAuth Authenticator. Mas é importante destacar que essas extensões podem não funcionar para todos os sites na web.

Seja no gerenciador de senhas ou nas extensões, ao invés de escanear o código QR para começar a gerar códigos, você precisa digitar manualmente os 16 dígitos da chave de segurança (tokens), informado pela conta onde está configurando o recurso. Nas extensões, os tokens de segurança ficam salvos localmente no navegador.

Como usar verificação em duas etapas sem celular?

A outra opção mais segura seria utilizar chaves de segurança, que são dispositivos físicos que você conecta direto no computador pelo USB, Bluetooth ou NFC. Atualmente as marcas mais conhecidas são Yubico com a U2F/FIDO e a Thetis, vendidas no Brasil por preços acima de 300 reais. O Google também vende essas chaves de segurança, Titan, mas não estão disponíveis no Brasil.

Essas chaves de segurança podem ser melhores para algumas pessoas, por oferecerem suporte a mais serviços, além de poder criar senha única para eles e permitir o uso em vários dispositivos diferentes (podendo ser transportadas). Mas infelizmente o custo não é baixo, 300 reais não é pouca coisa, para gastar em dispositivo chave de segurança. Se esse for seu caso, os aplicativos autenticadores instalados localmente no computador deverão ser suficientes.