Como cortar despesas e guardar dinheiro para viajar

Como cortar despesas e guardar dinheiro para viajar? Viajar e conhecer novos lugares é uma das experiências mais enriquecedoras que podemos ter. Nada como conhecer culturas e pessoas novas. Desta forma, podemos expandir nossa visão de mundo e viver experiências que são únicas.

Porém, muitas pessoas acreditam que, para viajar é preciso muito dinheiro e qualquer pequeno deslocamento já vai custar muito caro e está completamente fora de alcance. Muito pelo contrário. Com um pouco de planejamento e dicas simples, podemos economizar dinheiro para realizar o sonho de viajar.

O que fazer para cortar despesas e guardar dinheiro para viajar

Como cortar despesas e guardar dinheiro para viajar

Em muitos casos, podemos pensar que viajar é um projeto distante, muito longe de acontecer, mas a verdade é que com pequenas mudanças de atitudes, principalmente na forma em que gastamos dinheiro, conhecer um novo lugar pode ser algo que está mais próximo do que se imagina.

Cortar despesas e guardar dinheiro para viajar pode parecer complicado no início. Mas ao colocar suas despesas no papel e tratar as viagens como objetivo, será possível notar que, por muitas vezes gastamos dinheiro em coisas que não trazem nenhum retorno, ou seja, estamos gastando à toa. Veja algumas dicas que podem lhe ajudar no processo:

Tenha um planejamento

O primeiro passo para cortar despesas e guardar dinheiro para viajar é ter um planejamento. Pesquise destinos, valores de passagens, passeios que gostaria de fazer. É importante saber “quanto a viagem vai custar”. De posse destas informações, fica mais fácil criar um plano para o corte de gastos.

Como juntar dinheiro para viajar ganhando pouco

Defina o orçamento da viagem

Agora veja o quanto será necessário economizar por mês para conseguir juntar dinheiro suficiente para poder viajar. Crie uma planilha e faça anotações sobre suas despesas. Anote o montante que recebe, mas principalmente, onde gasta o seu dinheiro, desde as despesas fixas, até um docinho que você compra depois de uma refeição. Assim ficará mais fácil enxergar onde será possível cortar gastos.

Comece a cortar despesas e guardar dinheiro para viajar

Depois de alguns dias ou semanas, analise a planilha e veja onde estão seus gastos mais supérfluos. O que pode ser eliminado? Costuma fazer refeições fora de casa com recorrência? Assina muitos serviços de streaming e não consegue utilizar todos? Compra muitos itens no supermercado que acabam perdendo a validade e descartados depois?

Procure então preparar mais refeições em casa, levar lanchinhos para o trabalho, fazer compras de supermercado mais conscientes, pagar por serviços de streaming que realmente usa, diminuir o plano do celular. São coisas pequenas que no final podem render uma boa economia.

Os cupons de desconto podem ajudar…

Ao fazer compras online, não deixe de verificar se a loja oferece cupons de desconto ou então, cashback. Aqui no site, já falamos sobre o Cuponomia, que é excelente (testado e aprovado por nós) tanto para receber cashback de várias lojas quanto para ter acesso a uma lista enorme de cupons.

Procure fugir das compras impulsivas

Como guardar dinheiro para viajar

Se possível, deixe o cartão de crédito em casa justamente para fugir de compras impulsivas. Tenha em mente que se o seu objetivo principal é viajar, pense duas vezes antes de comprar qualquer item que não seja de extrema necessidade.

Comece a observar outras marcas de produtos

Muitas vezes, compramos sempre a mesma marca por pura conveniência. Mas, para alguns itens, podem existir marcas que mais baratas que atendem tão bem quanto aquela que você já conhece. Deixe o preconceito de lado e ao menos tente experimentar marcas genéricas de produtos que já utilizou. Quem sabe daí não pode sair mais uma economia?

Gaste menos com Uber

Ah, mas a corrida é baratinha. Só que a soma destas corridas baratinhas acabam se tornando um rombo enorme no cartão de crédito no final do mês. Tente optar mais por transporte público ou então pela bicicleta. O mesmo vale para quem tem carro. Ter um veículo próprio gera uma série de impostos que devem ser pagos anualmente. Se não utiliza o veículo com frequência, vale fazer as contas para ver se não compensa mais vender o carro, se livrar destas despesas e alugar um carro quando necessário.

Faça mais refeições em casa

Você não precisa abrir mão totalmente das suas refeições na rua para cortar despesas e guardar dinheiro para viajar, mas pode diminuir a quantidade. Fazer refeições em casa, além de mais saudável, também é bem mais econômico. Caso trabalhe fora, levar comida de casa para o trabalho também vai ser bem mais econômico.

Procure fazer mais programas gratuitos

Enquanto estamos pensando em viajar, fazer programas gratuitos pela nossa cidade, além de ajudar a economizar, também pode ajudar a conhecer lugares estão perto de nós, mas sequer damos atenção. Existem parques, museus, exposições, praias, que você pode visitar e não pagar nada por isso. Sem contar que ainda pode se divertir muito!

Enquanto economiza, não deixe de pesquisar por hospedagens e passagens

Reservar passagens e hospedagens com uma certa antecedência pode deixar sua viagem mais barata. Portanto, quando já tiver uma parte do valor, vá pesquisando. E se puder pagar à vista, a chance de conseguir um desconto é ainda maior.

Conclusão

Por fim, procuramos mostrar aqui que cortar despesas e guardar dinheiro para viajar não precisa ser uma tarefa torturante. Com planejamento e disciplina financeira é possível economizar dinheiro e realizar a viagem ou as viagens dos seus sonhos. Procure colocar as ideias em prática quanto antes para ver que as pequenas economias podem fazer uma grande diferença. E dizem que depois que você consegue se programar para viajar pela primeira vez, as outras se tornam muito mais fáceis!