Techie

Criar e Gerenciar Usuários do Windows mais Facilmente

Se o computador da sua casa é usado pela sua família é importante que cada pessoa tenha sua própria conta, assim ninguém modifica o que o outro fez no Windows. Mas o processo de criação de conta não é tão simples para quem não tem muita familiaridade com o Windows. É por isso que a ferramenta Quick User Manager pode ser útil, pois ela permite criar e gerenciar usuários do Windows mais facilmente. Com ela é possível modificar as permissões de cada conta, modificar status de uma conta, ativar ou desativar conta convidado, prevenir que um usuário modifique a senha ou que remova a tela de logon.


Criar e Gerenciar Usuários do Windows

Como o Quick User Manager é portátil não precisa nem de instalação, basta clicar no “QuickUserManager.exe” para carregá-lo.

Criar e Gerenciar Usuários do Windows 1

Com uma interface bem simples, ao abrir ele listará todos usuários configurados no sistema. A melhor maneira de usar a ferramenta é se sua conta for de administrador, assim poderá criar outros usuários como quiser. Para modificar alguma conta basta selecioná-la no menu da esquerda e editar as opções na direita. É possível modificar ou criar uma senha clicando em “Set password“, apagar a senha do usuário clicando em “Remove password” (disponível somente para o usuário administrador, para usar quando outro usuário esquecer a senha), modificar a foto em “Change picture” e até excluir o usuário clicando em “Delete user account“.

Criar e Gerenciar Usuários do Windows

Para cada usuário aparecerão as seguintes restrições:

  • The account is disabled – a conta será desativada e a pessoa não poderá fazer login com ela
  • The account is locked out – para desbloquear alguma conta que tenha sido bloqueada pelo Windows (não serve para bloquear, apenas desbloquear)
  • Password can not be changed – não permitir que o usuário modifique a senha dele
  • Password is not required – para o usuário criado não precisar de senha para logar (o recomendável é deixar desmarcado, assim cada usuário loga com uma senha diferente)
  • Password never expires – senha para o usuário criado não expira
  • Password is expired – senha para o usuário criado expira (não serve para fazer a senha expirar, somente para desmarcar caso tenha sido marcada anteriormente)
  • Auto-logon this user – para logar automaticamente quando o Windows iniciar (somente um usuário pode logar automaticamente, e mesmo assim será preciso colocar uma senha de auto-logon)
  • Remove this user from the welcome screen – se selecionado a conta do usuário será removida da tela de logon do Windows e ele não irá conseguir usá-la. Desmarque para o usuário voltar a aparecer na tela de logon

Ao marcar ou desmarcar os quadradinhos é importante clicar no botão “Save changes” para salvar e depois confirmar o salvamento. Caso esteja criando uma conta para logar automaticamente será preciso digitar a senha correspondente para o usuário selecionado (pode ser o campo em branco, se não tiver criado senha).

Para criar uma conta clique em “Create user account” no menu inferior, abrirá a janela popup. Adicione nome em “Account name“, escolha o tipo de conta e digite uma senha (se quiser). Para escolher uma foto clique em “Browse” dentro do campo “User picture“. Quando terminar clique em “Create account“.

Criar e Gerenciar Usuários do Windows 3

Assim que clicar essa conta aparecerá no menu da esquerda, você poderá selecioná-la como as outras para adicionar as restrições que quiser no menu da direita.

Apesar do visual bem feinho, Quick User Manager é uma ferramenta perfeita para qualquer pessoa que não tem familiaridade com criação de contas no Windows. Compatível com Windows 7, Windows 8/8.1 e Windows 10.

Download do Quick User Manager.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!