Está esperando o que ou o quê?

A língua portuguesa é bastante complicada, de vez em quando nos deparamos com alguma dúvida em uma frase ou palavra, pois são tantas maneiras diferentes de se escrever que se não tivermos um pouco de conhecimento das normas gramaticais, não conseguimos escrever corretamente. Uma das dúvidas que muitas pessoas têm é com a frase “Está esperando o que ou o quê”? Neste caso se deve usar a palavra “que” com circunflexo ou sem?

Está esperando o que ou o quê?

A palavra “que” sempre tem que ser acentuada quando for um pronome interrogativo em final de frases, como é o caso desta frase. Então a frase correta é:

Está esperando o quê?

O mesmo vale para outras frases interrogativas que tiver o “que” no final, por exemplo:

Você estava lá fazendo o quê?

Você está rindo de quê?

Renunciamos a quê?

Fazer o quê?

Você está aqui para quê?

Está pensando o quê?

Você não foi na festa por quê?

Está esperando o que ou o quê
Está esperando o que ou o quê

Além deste caso, o “que” também leva o acento circunflexo quando for substantivo, ou seja, quando tiver sentido de alguma coisa. Normalmente vem antecedido do artigo ou numeral. Por exemplo:

O rosto dela tinha um quê de misterioso.

Os alunos encontraram cinco quês escondidos no texto.

Ele também é acentuado quando a palavra “que” for interjeição, ou seja, quando exprime sentimento ou indica espanto. Por exemplo:

Quê! Ela contou isso para você?

O quê que é isso!

E o último caso do “que” acentuado é na frase “sem quê nem para quê”, que é usada para indicar “sem motivos”. Por exemplo:

Ela saiu correndo sem quê nem pra quê

Esses são os quatro casos em que deve-se usar o “quê” com acento circunflexo. Todos os outros casos não especificados neste post não deve-se acentuar a palavra “que”.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *