Techie

Como iniciar PS3 em modo de segurança

O Playstation 3 de vez em quando dá uns problemas que é preciso iniciá-lo em modo seguro para realizar restauração do sistema de arquivos ou restauração completa do sistema. Mas você sabe como iniciar PS3 em modo de segurança? A Sony aconselha a usar o modo de segurança nos seguintes casos:


  • quando menu XMB não carrega
  • quando o PS3 não inicia
  • quando aparece mensagem dizendo que o sistema de arquivos do disco rígido está corrompido
  • quando o PS3 inicia mas aparece o erro dizendo que o banco de dados do disco rígido será recriado
  • quando o sistema pára durante o reinicio depois de alguma atualização ou recriação do banco de dados

Como iniciar PS3 em modo de segurança

Desligue normalmente o Playstation 3, vai acender a luz vermelha.

iniciar PS3 em modo de segurança

Em seguida aperte o botão power e mantenha pressionado (não remova o dedo). Você irá ouvir um bipe que siginifica que o PS3 está inicializando, continue pressionando, vai tocar um segundo bipe, mantenha pressionado e tocará um terceiro bipe. O PS3 irá desligar sozinho (a luz ficará vermelha novamente).

Aperte novamente o botão power e mantenha pressionado (não tire o dedo do botão), você irá ouvir novamente o primeiro bipe, continue pressionando, irá tocar um segundo bipe, não remova o dedo, após 5 segundos vai tocar um rápido bipe duplo, quando ouví-lo tire o dedo do botão.

Se tiver feito corretamente aparecerá na tela “Conecte o controle usando um cabo USB e então pressione o botão PS”. É só conectar o controle no PS3 usando o cabo USB e apertar o botão PS.

 Conecte o controle usando um cabo USB e então pressione o botão PS Playstation 3

Abrirá a tela do modo de segurança do PS3. Depois é só escolher o que quiser fazer.

Como iniciar PS3 em modo de segurança, opções Playstation 3

Como iniciar PS3 em modo de segurança, opções Playstation 3

Não é muito simples. Mas é bom saber como iniciar PS3 em modo de segurança pois por ele é possível resolver diversos problemas.

A recomendação da Sony para quando o PS3 estiver com algum erro é executar as opções na seguinte ordem:

  • Item 2 – Restaurar configurações padrão
  • Item 3 – Restaurar o sistema de arquivos (ajuda a manter estabilidade do sistema, não apaga dados de jogos salvos, pode apagar mensagens e listas de músicas criadas)
  • Item 4 – Recriar o banco de dados (ajuda a manter estabilidade do sistema, não apaga dados de jogos salvos, pode apagar mensagens e listas de músicas criadas)
  • Item 5 – Restaurar sistema PS3 (apaga tudo do sistema)

Significado dos itens da lista do modo de segurança

  • Reiniciar o sistema – reinicia o sistema normalmente saindo do modo de segurança
  • Restaurar configurações padrão – restaura as configurações do sistema para as configurações iniciais de quando ligou o PS3 pela primeira vez, apaga do sistema as informações da conta PSN que estiverem salvas (se tiverem vários usuários registrados, as informações gerenciadas pelos outros usuários não serão restauradas, somente a do usuário atual)
  • Restaurar o sistema de arquivos – tenta reparar áres do disco rígido onde os arquivos estão salvos, funciona como uma desfragmentação do Windows. Os dados que estiverem corrompidos poderão ser excluídos se não puderem ser recuperados
  • Recriar o banco de dados – apaga mensagens, listas de músicas, mudanças que tenham sido feitas nas telas, informações de ajustes de imagens (Fotos), miniaturas de vídeo, histórico de reprodução de vídeo e informações para continuar reprodução de vídeo. Também funciona como uma desfragmentação do Windows, mas apaga o que foi especificado
  • Restaurar sistema PS3 – retaura o PS3 para configurações de fábrica (quando saiu da caixa) apagando todos os dados e configurações, formatado o disco rígido do PlayStation 3
  • Atualização do sistema – atualiza o software do sistema PS3 (precisa ter um arquivo de atualização salvo em um pen drive)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

4 Comentários