Melhores bairros para morar em Petrópolis

Seu objetivo é morar em Petrópolis por conta de estudo, trabalho ou opção para ter uma melhor qualidade de vida? Então nesta postagem iremos listar aqueles que achamos ser os melhores bairros para morar em Petrópolis.

Antes de mais nada, é bom deixar claro que é um post opinativo, com base nas nossas experiências na cidade. Pode acontecer de um bairro que achamos sensacional, você ache que não é adequado para a sua situação. Por isso, conte com nossas dicas, mas não deixe de ver as suas necessidades e preferências na hora de escolher um lugar para morar.

Os melhores bairros para morar em Petrópolis

Melhores bairros para morar em Petrópolis

Centro da cidade

Se você vem de cidade grande como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, pode achar que o Centro de Petrópolis é um verdadeiro caos. Pode até ter um pouco de caos sim, mas não chega aos pés do que vemos nas grandes metrópoles.

A grande vantagem de morar no Centro é que raramente você precisará do seu carro para se locomover e terá todas as conveniências perto de casa. A maior “desvantagem” é que o custo para se morar é mais caro, uma vez que, por ter todas estas “vantagens”, tanto o aluguel quanto os imóveis disponíveis para venda, tem valor mais alto.

Vantagens de morar no Centro de Petrópolis

  • Fácil acesso a bancos, lojas e comércio;
  • Transporte público (mesmo com qualidade duvidosa) para vários bairros de Petrópolis;
  • Serviços como Correios acabam sendo mais eficientes. É verdade, se você mora fora do Centro de Petrópolis, geralmente demora um pouco mais para receber as correspondências. Coisa de cidade do interior;
  • Vários eventos públicos de cultura promovidos pela Prefeitura de Petrópolis.

Desvantagens de morar no Centro

  • Difícil encontrar uma rua que seja totalmente silenciosa. Se você preza o sossego, melhor procurar um outro bairro da cidade ou então procurar por apartamento de “fundos”. Em algumas ruas é possível encontrar imóveis que são verdadeiramente silenciosos;
  • Engarrafamentos e mais engarrafamentos. Se você precisa se deslocar de carro, não tem jeito. É certo que você vai perder algumas preciosas horas no trânsito que não tem mais estrutura para tantos carros na cidade;
  • Os eventos culturais podem atrapalhar e muito a sua vida. Recentemente um festival de música foi uma verdadeira dor de cabeça para quem mora próximo a Praça Visconde de Mauá;
  • Falta um hospital de emergência. O centro possui uma UPA e um Pronto Socorro, mas não tem a mesma estrutura de um hospital.
Valparaíso

Considerado um dos bairros nobres de Petrópolis, o Valparaíso é um ótimo bairro residencial, mas que também possui um pequeno comércio e alguns bons restaurantes.

Também fica a poucos minutos do Centro da cidade e tem fácil acesso com transporte público.

Bingen, Capela e Quitandinha

São bairros que ficam na entrada da cidade. Indicados para quem precisa subir ou descer a serra para trabalhar no Rio de Janeiro diariamente. Morando em um destes dois bairros, provavelmente você vai economizar um bom tempo de trânsito evitando o Centro da cidade.

A rodoviária de Petrópolis também fica localizada no Bingen, portanto se é importante para você ter acesso aos ônibus intermunicipais, o Bingen pode ser uma boa pedida.

Existem muitos outros bairros muito bons para morar em Petrópolis também e também distritos mais afastados como Itaipava, Nogueira, Corrêas, dentre outros.

Mas, como informamos lá no início, tudo vai depender das suas necessidades, onde você vai trabalhar, estudar, se vai precisar se locomover todos os dias.

Quer mesmo morar na Serra? Tente fazer uma pequena experiência!

Muitas pessoas nos escrevem perguntando sobre os melhores bairros. Se bairro X tem escola, se bairro Y tem comércio. Como mencionamos lá no início, os bairros que listamos nesta postagem são aqueles que, na nossa opinião, são os melhores aqui na cidade. Mas isto é somente nossa opinião!

O ideal é que você venha visitar a cidade. Separe ao menos um final de semana. Passe uns dias por aqui. Se necessário, faça até mais de uma visita, em horários diferentes. Veja se a estrutura está de acordo para as suas necessidades e para as da sua família.

Não recomendo nunca fazer uma mudança de grande impacto “no escuro”. O planejamento é fundamental para que você fique bem instalado e passe a desfrutar da sua nova vida na cidade imperial.