Variedades

O que é amaciante, para que serve, tipos e como usar


Sempre vê amaciante na área de lavagem de roupa no mercado mas não compra por que não tem idéia para que serve? Ou então já viu o comercial do ursinho fofinho e queria saber se pode usar amaciante na sua roupa? Vamos explicar aqui o que é amaciante, para que serve, tipos de amaciante e como usar amaciante na máquina de lavar.

O que é amaciante, para que serve, tipos e como usar

O que é o amaciante?

O amaciante é um produto normalmente líquido que possui ingredientes que ajudam a deixar as fibras dos tecidos mais macias e suaves, além de facilitar para passar a ferro.

Para que serve o amaciante de roupas?

O amaciante é usado para, justamente o que seu nome diz, amaciar a roupa ou mais precisamente as fibras do tecido. Também ajuda a diminuir desbotamento e formação de bolinhas e penugem.

O amaciante também ajuda a evitar estática da roupa, é quando a roupa fica grudando no corpo. Ela acontece muito em tecidos delicados e sintéticos. O amaciante ajuda a lubrificar o tecido e evitar a eletroestática.

Ele funciona como o condicionador de cabelos que protege os cabelos.

Como usar o amaciante?

É muito importante utilizar o amaciante de forma correta para não destruir a roupa! O amaciante só deve ser adicionado na última fase da lavagem, nunca deve ser misturado com sabão. Colocando na gaveta correta ele será adicionado no final da lavagem.

Siga sempre a quantidade recomendada no rótulo do produto. Se adicionar demais pode ficar resíduo nas roupas e causar manchas. No final não é preciso enxaguar, basta torcer a roupa e deixar secar.

Se a roupa for de criança ou bebê é preciso ter cuidado pois pode causar irritação na pele. Preste atenção para ver se a criança vai ter alguma reação.

Quem for lavar a roupa à mão é importante dissolver muito bem o amaciante na água na bacia antes de colocar a roupa dentro. Não coloque o amaciante em cima da roupa pois pode manchar.

Como não usar o amaciante

Nunca misture amaciante com alvejante clorado (exemplo, água sanitária) na máquina de lavar!! Se o amaciante tiver amônia em sua composição a mistura dos dois poderá liberar cloraminas que são gases tóxicos! Se aspirados e absorvidos pelo corpo estes gases podem causar irritação na pele e olhos, em casos mais graves sangramentos e danos no fígado e nos rins.

Nunca coloque toalhas de banho no amaciante pois reduz capacidade de absorção do tecido. Outros tecidos que não deve usar amaciantes são roupas esportivas como camisetas de times, tecidos de microfibra, tecidos anti-inflamáveis e jeans.

Símbolo de amaciante

Algumas máquinas possuem a gaveta com o símbolo de uma flor, este é o símbolo que indica o amaciante. Se a máquina não tiver símbolos, normalmente a menor gaveta ou compartimento é indicado para o amaciante.

símbolo gaveta amaciante de roupa o que é amaciante

Símbolo gaveta amaciante de roupa – O que é amaciante

Se a roupa vier com uma etiqueta de uma flor com corte no meio é por que não pode ser utilizado amaciante na lavagem dela.

Símbolo não usar amaciante de roupas

Tipos de amaciantes

Não existem tipos diferentes, o que você pode encontrar é o amaciante concentrado e o comum. A diferença entre eles é que você irá utilizar menos quantidade do concentrado.

Aproveite para descobrir o que é alvejante e como usá-lo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!