O que fazer se minha senha vazar na internet?

O que fazer se minha senha vazar na internet? Como posso descobrir se minha senha ou e-mail estão expostos na web e o que fazer para se proteger contra esses vazamentos causados por falhas de segurança nos websites.

O que fazer se minha senha vazar na internet

Se seu e-mail ou senha estão disponíveis na web, então a primeira coisa que você precisa fazer é acessar o site no qual ocorreu o vazamento e modificar sua senha imediatamente.

Outro detalhe importante é lembrar se você usou esta mesma senha para outros serviços na web, jogos ou redes sociais. Se você usou a mesma senha em vários sites, terá que acessar cada um deles para modificar a senha, pois quem roubar poderá tentar acessar outras contas que você possua.

Como descobrir se minha senha vazou na web?

Existem dois sites que verificam o vazamento de senhas comparando seu e-mail com os bancos de dados que vazaram.

O mais conhecido e antigo deles é o “Have i been pwned?” neste link. Na tela principal é só digitar seu e-mail e clicar em “pwned?”. Se seu e-mail aparecer em algum banco de dados vazados vai aparecer o alerta “Oh no – pwned!” em vermelho. Descendo mais na página aparecem todos os serviços nos quais seu e-mail vazou.

O que fazer se minha senha vazar na internet

Além de verificar o vazamento do e-mail você pode verificar sua senha digitando ela nesta página do Have I Been Pwned? e clicando em “pwned”. Se a senha não vazou vai aparecer o aviso em verde “Good news – no pwnage found”.

Descobrir se senha vazou na web com pwned

Se a senha não vazou, não precisa se preocupar em trocá-la.

Você ainda pode digitar seu email no site nesta página oficial para ser notificado se no futuro ocorrer vazamento do seu email. É só digitar o email, selecionar “Não sou robô” e clicar em “notify me of pwnage”.

Como se proteger contra vazamentos futuros?

O mais importante para se proteger contra vazamentos de senhas na web é ativar a autenticação em duas etapas nos sites que possui conta. Com este recurso ativado, além da senha a pessoa precisa do código de segurança enviado por SMS ou gerado por aplicativo. Mesmo que sua senha vaze na web, a pessoa não terá como acessar sua conta.

Além disso, crie uma senha independente para cada site, não fique usando a mesma senha em vários sites, pois quando ocorre um vazamento o problema será grande. Sempre use senhas longas que misturem letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números (testador de força de senhas do Kaspersky).

Outra dica é use um gerenciador de senhas como o ótimo 1Password ou o gratuito LastPass, parece besteira, mas não é. Atualmente criamos cadastro em milhares de sites diferentes, com o tempo acabamos nem lembrando onde nos cadastramos e deixamos nossa senha, muito menos da senha que foi utilizada no cadastro.