Psoríase é contagiosa? Qual o melhor tratamento?
Psoríase é contagiosa? Caso esteja com psoríase posso transmitir para alguém ou não passa de pessoa para pessoa? Qual melhor tratamento seguir? Neste post falaremos um pouco sobre a psoríase, uma inflamação crônica da pele, em que as células da pele se acumulam formando manchas secas que causam coceira e podem ser dolorosas.
Psoríase é contagiosa?
Não, a psoríase não é contagiosa. Mas se você sofre dessa condição da pele não precisa se preocupar em transmitir para outras pessoas e nem outras pessoas precisam ficar com receio de pegar. Ela não é transmitida por contato físico nem por relação sexual.
Também não é causada por bactérias ou algum outro tipo de infecção, como acontece com a sarna ou impetigo.
Ainda não se sabe ao certo o que causa a psoríase. O que se sabe é que a psoríase trata-se de um distúrbio autoimune. É necessário ter alguns genes específicos para desenvolver a doença. Nesses tipos de condições, as defesas do corpo reagem exageradamente nos momentos errados, o que afeta o corpo por dentro e por fora.
No caso da psoríase, o sistema imunológico faz com que as células da pele cresçam muito mais rápido que o normal. Elas se acumulam e formam lesões espessas e escamosas.
Existem cinco tipos de psoríase, sendo que a mais comum é a psoríase em placas ou vulgar, onde as lesões aparecem nos joelhos, cotovelos e couro cabeludo. Mas podem aparecer em qualquer parte do corpo.
O que pode desencadear a psoríase?
Vários fatores ambientais e estilo de vida podem desencadear crises de psoríase. Esses gatilhos não são os mesmos para as pessoas.
- fumar (pode ser um gatilho e também pode aumentar a gravidade do problema)
- infecções
- exposição ao sol
- cortes na pele
- picada de insetos
- queimaduras
- estresse
- exposição a temperaturas baixas
- alguns medicamentos como lítio ou para pressão arterial
- alto consumo de bebida alcoólica
Existe cura para psoríase?
Não. Infelizmente por enquanto ainda não encontraram a cura para a psoríase. Mas existem vários meios de lidar com a doença, dentre eles: medicamentos, terapia da luz, redução de estresse, luz solar, terapia adjuvante, hidratante com ácido salicílico e outros. É preciso que a pessoa tenha acompanhamento de médico dermatologista especializado.
Qual o melhor tratamento?
Não existe um melhor tratamento que funcione para todas as pessoas. Sendo assim, é importante o paciente fazer acompanhamento médico com dermatologista especializado, pois será avaliado o tratamento que funciona melhor para o caso específico.
O médico irá interromper ou retardar o aparecimento das lesões e depois tentar descobrir o que levou ao aparecimento delas, para assim tentar mitigar os surtos.
Apesar de não ter cura, a psoríase pode entrar em remissão, isso quer dizer que uma pessoa pode ter psoríase quando jovem e ela desaparecer com os anos.
O mais importante é que as pessoas saibam que a psoríase não é contagiosa. Caso escute alguém falando que a psoríase transmite igual a sarna e outras doenças infecciosas, tente explicar para a pessoa que são condições completamente diferentes. Assim você estará ajudando a combater a ignorância e intolerância que surge a partir dela.