Como fazer reclamação contra bancos
Todos os dias milhares de pessoas têm problemas com bancos e não sabem o que fazer. É importante que essas pessoas façam reclamação, mesmo que o problema não seja considerado grave, só assim os serviços poderão ser melhorados. Confira como fazer reclamação contra bancos, dica dada pelo IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor).
Como fazer reclamação contra bancos
Entrando em contato com o Banco
A primeira coisa a fazer é entrar em contato com o Banco que teve o problema e tentar resolver. Faça uma reclamação por escrito e solicite um comprovante de reclamação, para provar a sua solicitação. Se depois disso eles não resolverem seu problema, entre em contato com a Ouvidoria do Banco. As Ouvidorias dos bancos no Brasil possuem telefone 0800, confira quais são:
- Itaú-Unibanco – 0800 5700011 ou 0800 7221722 (deficiente auditivo)
- Caixa Econômica Federal – 0800 725 7474 ou 0800 726 2492 (deficiente auditivo)
- Banco do Brasil-Nossa Caixa – 0800-729 5678 ou 0800-729 0088 (deficiente auditivo)
- Bradesco – 0800 723 9933
- Santander-Real – 0800 726 0322
- Safra – 0800 770 1236
- Banrisul – 0800 644 2200
A Ouvidoria do banco tem o prazo máximo de 15 dias para manifestar-se de forma conclusiva sobre o problema.
Fazendo reclamação no Banco Central
Depois faça um registro de reclamação no Banco Central, assim a reclamação entrará em uma lista que é divulgada todo mês e vários consumidores consultam. A reclamção pode ser feito pelo telefone 0800-9792345, pelo site www.bcb.gov.br/?RECLAMACAODENUNCIA ou por carta (BC – SBS Quadra 3 Bloco B – Ed. Sede – Caixa Postal: 08670 – CEP 70074-900 – Brasília – DF).
Reclamando no Procon
Se nada disso resolver, procure o Procon da sua cidade. Você pode encontrar o endereço do Procon por Estado ou por Município.
Se depois do Procon o problema não tiver sido resolvido, entre com processo na Justiça. Dependendo do problema, ele pode ser resolvido pelo Juizado Especial de Pequenas Causas.
Outra opção interessante é entrar em contato com jornais, revistas ou rádios para reportar seu problema. Alguns meios de comunicação disponibilizam espaços reservados para reclamações dos consumidores.