Como trabalhar como entregador do iFood
Trabalhar como entregador do iFood se tornou a principal ocupação de muitos brasileiros, principalmente depois da crise sanitária que atingiu todo o mundo. O aumento da demanda nos serviços de delivery e também a falta de oportunidades no mercado de trabalho levou pessoa de todas as idades, classes sociais e formação a trabalhar para o aplicativo de entregas.
A demanda é realmente muito grande em várias cidades do país. Mesmo com tantos entregadores, sempre é possível conseguir serviço. É verdade que quem está a mais tempo na plataforma consegue uma quantidade e uma qualidade melhor de corridas, mas os iniciantes também já conseguem ganhar algum valor. É pouco, verdade. Mas para muitos brasileiros este pouco pode salvar o sustento da família.
O que é preciso fazer para trabalhar como entregador do iFood
Se você deseja trabalhar como entregador do iFood, saiba que é preciso realizar um cadastro na plataforma. Porém, este cadastro é bastante simples e após aprovação já poderá iniciar os trabalhos.
O que é e como funciona o iFood?
O iFood é um aplicativo de entregas voltado para restaurantes e mercados. Nele ficam centralizados milhares de empresas do setor. É como se fosse uma “praça de alimentação” virtual. O cliente escolhe o restaurante, faz o pedido e aguarda por este no local solicitado. No início, apenas restaurantes e lanchonetes atuavam na plataforma, mas com o passar dos anos, os supermercados estão também chegando com força.
Quem deseja ser entregador, deve fazer o download do aplicativo “iFood para Entregadores” para realizar o cadastro. Vale dizer que este aplicativo está disponível apenas para celulares Android.
Uma vez que baixou e instalou o aplicativo no seu celular, é preciso fazer o preenchimento dos dados e o envio dos seus documentos. Somente após validação e aprovação do seu cadastro que poderá começar a receber entregas para fazer.
Para trabalhar como entregador do iFood ainda é preciso preencher alguns dos seguintes requisitos:
- Ser maior de 18 anos completos;
- Possuir caixa térmica ou baú para entrega próprio;
- Ter um veículo para entrega (moto, carro ou bicicleta);
- Plano de dados no celular;
- O RG deve ter sido emitido há menos de 10 anos para pessoas que desejarem trabalhar de bicicleta;
- Ter CNH e documentos do veículo em dia para profissionais que desejarem trabalhar de carro ou moto;
- O CPF precisa estar válido e regular.
Basicamente para trabalhar como entregador do iFood, você precisa seguir os seguintes passos:
- Baixar e instalar o iFood para Entregadores
- Iniciar o processo de cadastro no aplicativo informando nome, CPF, e-mail (válido e que você tenha acesso) e o seu número de celular;
- Uma senha provisória será enviada para o e-mail cadastrado. Acesse a conta com esta senha e crie uma nova a sua escolha em seguida;
- Informe se deseja fazer as entregas como autônomo ou então fixo em um restaurante;
- Marque a região onde deseja trabalhar;
- Envie uma foto da CNH, se for o caso e também tire uma selfie;
- Informe os dados bancários para pagamentos dos seus valores;
- Conclua o seu cadastro e aguarde a validação para começar a trabalhar.
Quanto ganha por mês um entregador do iFood?
Esta pergunta é realmente um mistério, pois depende de uma série de fatores diferentes. Algumas coisas que influenciam no valor das suas comissões por entregas:
- Distância percorrida;
- Tempo gasto para realizar as entregas;
- Dia e horário da semana;
- Quantidade de paradas;
- Tempo em que o entregador fica disponível e muitos outros fatores.
Fato é que quanto mais corridas com boas avaliações você fizer, maior será a sua remuneração e respaldo na plataforma. Mas lembre-se que trabalhar como entregador do iFood não é uma tarefa fácil. É um desgaste muito grande.