Como Requerer Emissão de Passaporte (Passo a Passo)





Tutorial de Como Tirar Passaporte Pelo Site da Polícia Federal – Com Fotos

Você sabia que ser for viajar para o exterior pode requerer a emissão do passaporte diretamente pelo site da Polícia Federal? Você pode preencher todas as suas informações pela internet, e depois só precisa marcar para ser atendido em algum dos locais disponibilizados no site.

Confira agora um tutorial de como tirar o passaporte pelo site da Polícia Federal.

1) Entre no site da Polícia Federal (http://www.dpf.gov.br/)

2) Logo na primeira página, dentro do campo “Passaporte“, você verá um link escrito “Requerer emissão de passaporte (Foto 1), clique nele

Foto 1 – Página inicial do site da Polícia Federal
Como Requerer Emissão de Passaporte

3) Na próxima página terão vários itens, clique no item 2 (dois) “Solicite a emissão do passaporte” (Foto 2).

obs: O item 1 (um) mostra todos os documentos que você precisa levar no dia que for tirar o passaporte, você poderá olhar esse item de novo depois.

Foto 2 – Clicando na opção “Solicite a emissão de passaporte”
como tirar passaporte

ATENÇÃO ao preencher o formulário, confira tudo mais de uma vez para ter certeza que não errou nada! Depois que enviar não é possível acessá-lo para corrigir algum erro.

4) Em seguida aparecerão os campos para você preencher com todos os dados da pessoa que irá tirar o passaporte. O primeiro são os “Dados Pessoais” (Foto 3) – preencha tudo conforme aparecem nos seus documentos, não esqueça que se já teve algum “Nome anterior” é preciso indicar nessa página e escolher o motivo da mudança de nome.

Foto 3 – Página para preenchimento com os “Dados Pessoais” do requerente
tutorial como tirar passaporte 4

Quando terminar clique em “Próximo“.

5) A próxima página (Foto 4) você irá preencher com seus documentos (Documento de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Título de Eleitor, Situação Militar (para os homens) e Passaporte Anterior). Se é a primeira vez que está tirando passaporte brasileiro, no campo “”Passaporte Anterior” escolha a opção “Nunca teve passaporte brasileiro“.

Foto 4 – Preenchendo os dados pessoais para requerer passaporte
tutorial como tirar passaporte 5

Quando terminar de preencher com seus dados clique em “Próximo“.

6) O campo seguinte trás os “Dados Complementares” e o “Endereço do requerente” (Foto 5). Os dados com asterisco são obrigatórios.

Foto 5 – Preenchendo os dados complementares e endereço
tutorial como tirar passaporte 6

Ao terminar clique em “Próximo“.

7 ) A última página é onde você irá escolher o “Local de Atendimento” (Foto 6), escolha a “Cidade” e o “Posto” em que deseja ser atendido.

Foto 6 – Escolhendo o local de atendimento para fazer o passaporte
tutorial como tirar passaporte 7

Publicidade Relacionada



Digite o texto que aparece na imagem colorida, e clique em “Enviar“.

Quando terminar irá aparecer o “Número do Protocolo de Solicitação do Documento de Viagem” e terá a opção para “imprimir o GRU e “agendar atendimento. Se der algum problema no momento da impressão, ANOTE O NÚMERO DESSE PROTOCOLO QUE APARECEU (1.2009.XXXXXXXXXX), você irá precisar dele depois para imprimir a GRU.

O GRU é o boleto no valor de R$156,07 que você terá que pagar para poder agendar o atendimento. Imprima a GRU e pague em qualquer Banco ou Casas Lotéricas (Caso não consiga imprimir a GRU na hora, não se preocupe, você poderá reemitir ele no próprio site da Polícia Federal, como mostrado na ETAPA 10). Não precisa agendar o atendimento agora, pode sair da página e agendar somente depois que tiver pago a GRU.

8 ) Quando tiver pago a GRU, você terá que entrar novamente no site da Polícia Federal para agendar o atendimento. Na primeira página do site, dentro de Passaporte, clique em “Leia mais…” (Foto 7) ou acesse o endereço http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte.

Foto 7 – Link no site da Polícia Federal para agendamento do atendimento
agendar emissão de passaporte

9) Na página seguinte você terá as opções para “Consultar atendimento”, “Agendar Atendimento“, “Reagendar, Consultar e Cancelar“, “Reemitir GRU” (caso tenha dado algum problema na impressão ou se não pagou até a data de vencimento), “Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem“, “Passaporte de Emergência” etc (Foto 8 ). Se você está agendando pela primeira vez, clique na opção 7, “Agendar atendimento”.

Foto 8 – Página no site da Polícia Federal para agendar atendimento para tirar passaporte
agendar atendimento emissão passaporte

10) Quando você clicar irá aparecer o aviso de que você só pode agendar se tiver feito a solicitação antes, se você seguiu esses passos do tutorial, então você já fez a solicitação. Clique em “Para prosseguir clique aqui” (Foto 9).

Foto 9 – Aviso lembrando de preencher o pedido de passaporte antes de agendar
tutorial como tirar passaporte 10

11) Na página de agendamento você irá precisar dos seguintes dados do requerente: CPF ou Número do Protocolo (um dos dois) e Data de Nascimento (obrigatório) (Foto 10). Marque a opção “Agendar atendimento“, digite a palavra que aparece no retângulo colorido, clique em “Porsseguir“.

Foto 10 – Preenchendo com dados para agendar atendimento
tutorial como tirar passaporte 11

12) Na página seguinte você terá que escolher entre os “Postos de atendimento” que aparecerem (Foto 11), será de acordo com a Cidade e Estado que você colocou no dia do preenchimento dos dados. Clique em um dos postos que você achar melhor.

Foto 11 – Postos com agendamento eletrônico disponível
tutorial como tirar passaporte 12

13) Em seguida irá aparecer as datas e horários disponíveis para atendimento no posto que você clicou (Foto 12). Escolha uma data para atendimento, quando você escolher irá aparecer os horários disponíveis na data escolhida. Marque o horário que você quer, digite o que está escrito no retângulo colorido e em seguida clique em “Confirmar“.

Foto 12 – Escolhendo a data e o horário para ser atendido pela Polícia Federal
tutorial como tirar passaporte 13

Se não tiver nenhum horário que você possa comparecer, tente em outro local de atendimento, basta clicar em “Voltar“.

Pronto, agora é só você comparecer no dia e data marcados no site, levando os documentos especificados pela Polícia Federal. A foto é tirada no momento do atendimento.

OBS: De acordo com a Central de Atendimento 194, a GRU paga tem validade de 5 anos.

Site da PF especificando os documentos

http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Bim disse

    olá RainyDays.
    eu agendei a primeira vez e não pude comparecer, e depois reagendei mais dua vezes, e não pude comparecer novamente então eu cancelei, mas cancelei no mesmo dia que era para ter ido.
    A pergunta é, pode reagendar varias vezes ou tem um limite?, e se corre o risco de perder o dinheiro?
    Obrigado.

    • RainyDays disse

      Oi Bim
      No site oficial não tem informações sobre faltar no dia do agendamento.
      O pagamento da GRU fica válido por 5 anos, acredito que eles não possam cancelar o pagamento da GRU, por isso não tem como perder o dinheiro.
      O que você pode fazer é agendar só quando tiver certeza que poderá comparecer. Caso não consiga agendar mais, telefone para o 194, eles poderão informar se foi por causa das suas faltas ou não.
      Abs

  2. Nicollas disse

    Não pude imprimir a GRU nem o protocolo de solicitação no momento do envio do requerimento do passaporte. Já reemiti a GRU, mas não tem como recuperar o protocolo. O que devo fazer? Obg

    • RainyDays disse

      Oi Nicollas
      Voê vai precisar do protocolo para poder agendar o atendimento. Dê uma ligada para o 194, talvez eles possam informar o número para você, mas não tenho como confirmar isso.
      Abs

  3. Jessica disse

    estou tentando preencher o formulário e nao consigo finalizar pois nao aparece a opção de preenchimento dos municipios, como posso finalizar?

    • RainyDays disse

      Oi JEssica
      Tente em outro navegador, se estiver usando Internet Explorer, tente no Chrome ou Firefox. Às vezes é algum conflito com o navegador.
      Abs

  4. Alexandre disse

    Errei uma informação no cadastro… Como faço pra retificar essa informação ?

    • RainyDays disse

      Oi Alexandre
      O agente da Polícia Federal conserta as informações que estiverem erradas no dia que você for tirar foto e impressão digital. Ele verifica tudo no computador.
      Abs

  5. pedro disse

    nao consigo preencher no passo DADOS PESSOAIS a cidade em que nasci. Eu marco opçao Brasil, MG, e quando clico nao abrem opçoes das cidades. oq fazer ?

    • RainyDays disse

      Oi Pedro
      Tente em outro navegador, pode ser que esteja dando algum erro com o que você está usando. Se estiver usando Internet Explorer, tente no Chrome ou Firefox.
      Abs

  6. alessandra disse

    Boa noite, caso eu preencha alguns dos meu dados errados terei algum problema lá no posto da policia federal ?
    Grata.

  7. Danielle Marinho disse

    Ja agendei por 2 vezes e por falta de certos documentos não pude comparecer… agora nao consigo agendar, pede para aguardar 30 dias mas nao posso… o que fazer

    • RainyDays disse

      Oi Daielle
      O único jeito é ligar para o 194 e perguntar ao atendente o que você pode fazer para conseguir agendar. Não tem jeito, o melhor era você ter esperado ter os documentos em mãos para agendar. A GRU paga tem validade de 5 anos, então não precisa agendar correndo.
      Abs

  8. Lucas disse

    Fiz o agendamento no site da PF, e já paguei a GRU (no sabado 05/07), porém preciso alterar a data, ou seja, fazer o reagendamento, mas no site ainda consta como “GRU não paga”, e agora não consigo efetuar o reagendamento… É normal demorar tantos dias assim? Tem algum telefone que possa ligar para efetuar o agendamento?

    Obrigado,
    Lucas

    • RainyDays disse

      Oi Lucas

      Acho que é normal demorar sim, pois o banco leva até 4 dias úteis para informar sobre o pagamento. Caso não queira esperar, tente entrar em contato com a Polícia Federal no telefone 194, que é o numero da Polícia Federal para atendimento sobre Passaporte. Explique o que aconteceu e se eles podem remarcar. Se não puder, eles explicarão o que você deve fazer.

      Abs

  9. Samanta disse

    Olá, sou de Florianopolis e irei viajar final de setembro. Preciso retirar meu passaporte, porém no agendamento aparece a seguinte mensagem: “Para este posto de atendimento foram disponibilizados horários até 04 de Julho de 2014. As datas disponíveis estão relacionadas abaixo. Caso não apareça nenhuma data disponível até 04 de Julho de 2014, consulte outro posto de sua preferência. Caso não existam outros postos de sua preferência com data disponível, dirija-se à Polícia Federal para esclarecimentos.”

    Eles irão abrir vagas para depois de 04 de julho? Como funciona isso? ou já devo correr para outro posto ?
    Obrigada.

    • RainyDays disse

      Oi Samanta
      É normal fazerem isso, eles vão adicionando as datas disponíveis aos poucos. O melhor é olhar todo dia, para ver se vão aparecer datas novas.
      Caso não queira esperar, você pode agendar em outro local de sua preferência, não tem problema.
      Abs

  10. Cristiane disse

    Bom dia, digitei o meu endereço antigo na solicitação do passaporte e o GRU acabou sendo impresso assim, tem algum problema, no dia do agendamento há como resolver isso??

    Muito obrigada!!!

    • RainyDays disse

      Oi Cristiane
      No dia do agendamento cada pessoa é atendida por um atendente, esse atendente conserta erros que tiverem sido digitados no formulário. Acredito que não vai ter problema não, basta você avisar o atendente sobre o erro. Lembre-se de levar todos documentos originais no dia.
      Abs

  11. thaila disse

    No preenchimento do meu passaporte escrevi meu primeiro nome errado,e já paguei tudo e já agendei,e só vi agora que estava conferindo os documentos para levar para a entrevista na quarta,será que tem como resolver???

    • RainyDays disse

      Oi Thaila
      Não tem problema não, lá você será atendida por uma pessoa e eles consertam os erros na hora no computador. É só lembrar de levar todos os documentos originais para mostrar.
      Abs

  12. alison disse

    solicitei a GRU duas vezes, uma estava incorreta e decidi fazer outra e deu certo qual a que devo pagar ?

    • RainyDays disse

      Oi Alison

      Se você conseguiu fazer outra inscrição, então o melhor deve ser pagar a que está correta, assim quando for agendar, coloque os dados do protocolo da GRU que você pagou, e não da outra que estava incorreta.

      Abs

  13. Eduardo disse

    Paguei a GRU no dia 30/05/14 mas não há data disponível para agendamento.
    Tem prazo para agendar depois do pagamento?

    • RainyDays disse

      Oi Eduardo

      Eu falei com a atendente da Polícia Federal no 194 e eles confirmaram que a GRU paga tem validade de 5 anos.

      Abs

  14. Laura Petry disse

    Oi! eu agendei meu passaporte para o dia 257 e o vencimento da Gru era dia 205, mas acabei não pagando; reemiti uma nova GRU que vence dia 106…você pode sim agendar sem pagar o documento, quando for pago vai constar no sistema, é só não esquecer de levar o comprovante

  15. Amanda Oliveira disse

    Oi,

    Me casei em 2007 e incluí o sobrenome do meu marido ao meu, mas não mudei nenhum documento depois disso.

    Minha dúvida é… Posso solicitar o passaporte e visto americano com todos os documentos de solteira?

    Obrigada.
    abs

    • RainyDays disse

      Oi Amanda

      Acredito que você tenha que colocar os dados como aparecem nos seus documentos, como está com nome de solteira, provavelmente o passaporte será no nome de solteira. Mas tem um problema, na página da Policia Federal sobre a “Documentação” necessária tem um aviso sobre troca de nome:

      ” ATENÇÃO: A pessoa que já teve o nome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio deve apresentar, além do documento de identidade, CERTIDÃO DE CASAMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es), mesmo na hipótese do passaporte a ser substituído já estar com o nome alterado. A CERTIDÃO DE CASAMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, em ORIGINAL. Caso a pessoa tenha alterado o nome várias vezes e os nomes não constem na última CERTIDÃO DE CASAMENTO, haverá necessidade de apresentação de(as) certidão(ões) anterior(es), em ORIGINAL.”

      Dê uma ligada para o 194, que é a central de atendimento sobre Passaporte, eles poderão explicar o que você deve fazer. Talvez será preciso renovar seus documentos com o nome de casada.

      Abs

  16. Joçao disse

    Oii
    ?
    Tem problema ir no dia agendado na PF sem o protocolo impresso? ou preciso desse protocole impresso?

  17. Carlos disse

    Gostaria que alguém me informasse se é preciso pagar a GRU para conseguir o agendamento na Polícia Federal.
    Há tempos tento agendar e não consigo. Sempre aparece a mesma mensagem em vermelho “Nenhum horário disponível. Consulte outro posto”.
    O meu receio é pagar a GRU e não conseguir agendar.
    Agradeceria muito se alguém me informasse a este respeito. O meu nome é Carlos e o meu email é XXXXXXXXXXXXXXXX
    Desde já, muito obrigado.

    • RainyDays disse

      Oi Carlos
      Não é preciso ter pago a GRU para agendar. O que pode estar acontecendo é que o posto que você está escolhendo não tem datas disponíveis, isso é comum de acontecer. Se sua viagem estiver próxima, talvez seja preciso escolher outro posto, senão você não vai conseguir tirar o passaporte a tempo.
      Abs

  18. Wanessa Bicalho disse

    Oi , eu fiz todo o procedimento , paguei a GRU mais quero saber o dia que tinha agendado antes de paga-la . Pois sempre que coloco em “consultar” algo da errado !
    A data que eu tinha marcado ainda vale ????

    Grata .
    Wanessa .

    • RainyDays disse

      Oi Wanessa
      Era para aparecer a data que vc agendou, mesmo sem ter pago a GRU. Se você agendou mesmo, a data continua valendo.
      Tente dar uma ligada para o 194, que é o telefone de atendimento sobre o Passaporte. Acredito que eles tenham como verificar no computador a sua data de agendamento.
      Abs

  19. Tobias Casagrande disse

    Olá, eu solicitei o meu passaporte hoje e o local de atendimento em Guarapuava… La consta que em Guarapuava tem atendimento só até dia 29 de abril. Se eu for depois só desta data, como eu faço? Vou ter que solicitar outro local, como funciona? Abraço.

  20. Natallia disse

    Tirei meu passaporte em Fevereiro e preciso ir retirá-lo, porém perdi o protocolo, será que consigo retirar o documento com meu RG?

    Grata,

    • RainyDays disse

      Oi Natallia

      Não sei sobre isso, pode ser que aceitem sim. Dê uma ligada para o 194, que é o telefone de atendimento sobre Passaporte da Polícia Federal, eles poderão informar o que você deve fazer, talvez consigam encontrar o número do seu protocolo.

      Abs

  21. Raul Marques disse

    Alguem pode me ajudar.

    Paguei a GRU,porém cancelei 2 agendamento ,quando fui reagendar novamente ,apareceu uma mensagem dizendo ,que foi excedido o numero de agendamentos ,que eu só poderia reagendar depois de 30 dias,liguei para um despachante o mesmo me orientou a gerar um novo protocolo,fiz isso e consegui agendar ,porém na GRU fica marcado o numero do protocolo antigo,posso ter algum problema a respeito disso,junto com esse protocolo foi gerado uma nova GRU!

    • RainyDays disse

      Oi Raul

      Não sei se eles vão aceitar essa GRU com numeração diferente. O melhor é você falar diretamente com alguém da Central de Atendimento, no telefone 194, talvez eles possam unir os dois protocolos para não dar problema na hora.

      Abs

  22. Nathalia Franthiesca disse

    Tenho agendamento para amanhã e perdi a GRU paga. Como faço? Me ajudem pelo amor de Deus. .. Estou desesperadaaaaaa

    • RainyDays disse

      Oi Nathalia

      Tente ligar para a Poícia Federal no telefone 194, talvez eles possam ter alguma maneira de gerar uma nova GRU para você.

      Abs

  23. camila disse

    Errei o preenchimento da cidade, e essa que foi colocada esta em outro estado, por isso qdo vou fazer meu agendamento so aparecem cidades de outro estado. Ja tentei ligar no 194 mas esse numero nao existe, o que eu faco?
    Grata
    Camila

    • RainyDays disse

      Oi Camila

      Você teria que tentar falar com o atendimento no telefone 194 (de acordo com o site da Polícia Federal este telefone ainda é o de atendimento) ou enviando email para faleconosco@dpf.gov.br

      Acredito que não tenha outro jeito, depois que envia o formulário preenchido não é possível acessá-lo para corrigir.

      Abs

  24. Marcella disse

    O site diz que o Protocolo de Solicitação deve ser levado impresso junto com o GRU e o comprovante de pagamento. Como faço pra gerar outro PROTOCOLO e não outra GRU? Tem problema ir sem o Protocolo impresso??
    Obrigada!

  25. Icaro disse

    Eu não estou conseguindo por a cidade, eu preencho pais, uf e quando vou por a cidade nada aparece, alguém sabe como proceder?

    • RainyDays disse

      Oi Icaro

      Já tentou em outro navegador? Se estiver usando Internet Explorer, tente no Chrome ou Firefox, às vezes pode ser algum conflito de plugin.

      Abs

      • Daniel disse

        Mesmo erro aqui, tentei mozilla, Chrome e IE… Nao da a opcao de cidade apos o estado. Acho q esta com problema

        • RainyDays disse

          Oi Daniel
          Pode ser que estejam fazendo alguma atualização mesmo.
          Tente ligar para o 194 que é a central de atendimento, eles poderão informar se estão mesmo atualizando.
          Abs

    • Carlos P disse

      Ola Icaro
      Tambem estou com esse mesmo problema. Já mudei para o Chrome e o IE, mudei de computador, e continua o mesmo ‘erro’, não se pode adicionar a cidade.

    • nsantos disse

      Tambem tentei a pouco e nao estou conseguindo, será que esta atualizando ?

      • Joice disse

        Oi gente também estou tentando desde de manhã e nada liguei lá e eles disseram que estão atualizando, mas não tinham previsão de quando ia voltar…. complicado.

  26. Annelise disse

    gostaria de dois esclarecimento… fiz o procedimento para requerer o passaporte da minha filha mas depois que fi tudo verifiquei que a data de nascimento dela estava incorreta, não consegui voltar e gostaria de saber o que devo fazer ou se tem algum local que possa alterar e imprimir novo formulário.

    fiz o agendamento sem ter pago a gru isso trará algum problema ou terei que agendar outro dia após o pagamento da gru?

    • RainyDays disse

      Oi Annelise
      Acredito que a data de nascimento errada não deve dar problema não, pois eles verificam e corrigem todas as informações quando você for no atendimento pessoal. Se ficar com receio, dê uma ligada para a Central de Atendimento 194, eles poderão confirmar essa informação.
      Sobre a GRU, acho que dá sim para agendar sem ter pago, mas no dia você tem que levar ela paga, senão não vão te atender.
      Abs

  27. disse

    Oi Marizze
    O melhor é você entrar em contato com a Central de Atendimento no telefone 194, lá eles poderão verificar se consta o pagamento que você fez da GRU. Talvez eles possam até remarcar para você.
    Abs

  28. Marizze Martinez Pacheco disse

    eu fiz meu agendamento para emissao de passaporte e não compareci na data e não tinha pago a GRU, reemitir a GRU e paguei e só depois fui agendar uma nova data. Para minha surpresa disse que foi cancelada minha inscrição, só que ja tinha pago a GRU. Fiz uma nova emissao de passaporte e saiu uma nova GRU. Vou ter que pagar de novo?

  29. disse

    Acredito que possa fazer outro sim, o anterior que você não imprimiu será cancelado quando não pagar o GRU. Porque não tem outra maneira de reimprimir o GRU sem ter o número do protocolo.

  30. disse

    Eu não imprimi o Gru não eu ai fazer isso mais deus uma pane e a pagina fechou, acho q tenho que fazer outro requerimento e preenche tudo outra vez. Cho que não tem problema ne?

  31. disse

    Oi Elane, se você já imprimiu o GRU acho que não vai mais precisar do número do protocolo não. Mas não esqueça de pagar até o vencimento, por que se precisar reimprimir o GRU, talvez se ]ja necessário o protocolo.
    Abs

  32. disse

    Oi Ricardo
    Tente limpar o histórico e cache do navegador, e acesse novamente. Às vezes pode ser algum cookie antigo que está causando o problema. Se não der certo, tente em outro navegador, se estiver usando Firefox, tente no Chrome, Internet Explorer etc.

    Algumas pessoas viram esse erro e falaram que pode ser erro do sistema sim, mas eu não tenho como confirmar, pois no site da Polícia Federal não tem nada falando sobre isso. O melhor é que ficar tentando vários dias até conseguir. Se não conseguir ligue para a Central de Atendimento 194, eles devem saber se o site está em manutenção ou alguma coisa assim.

  33. disse

    Olá. Eu não estou conseguindo imprimir a minha GRU. Já fiz o procedimento sobre o acesso a emitir a guia, mas sempre dá mensagem de erro. Tenho o ADOBE instalado normalmente. Será que é erro do sistema?

  34. disse

    Oi Ana Luiza
    Normalmente são 5 dias úteis para eles confirmarem o pagamento com o banco. Só depois desses 5 dias você deve conseguir reagendar. Se não conseguir, ligue para a Central de Atendimento no telefone 194, eles poderão conferir se houve algum problema na solicitação.
    Abs

  35. Ana Luiza Lopes disse

    Olá,
    Fiz o agendamento e paguei o GRU já tem 3 dias, porém estou querendo reagendar meu atendimento e só da a mensagem :Não conseguimos confirmar o pagamento da taxa (GRU) no Sistema de Arrecadação do DPF. O reagendamento só é possível após a confirmação do pagamento. Caso tenha realizado o pagamento hoje, tente novamente no próximo dia útil. Caso tenha pago há mais tempo, tente mais tarde, o sistema pode estar indisponível no momento.

    Seria erro no sistema?

    Abs,

  36. disse

    Oi Ranielle
    Se não conseguir pagar a GRU a tempo, você pode agendar novamente sem problemas.

    É bom levar esses documentos que você falou, só para prevenir, às vezes nem vão pedir tudo, mas assim se pedirem você não perde o dia agendado.

    Abs

  37. disse

    Olá!
    tenho duas dúvidas:
    se eu não pagar a GRU dentro do prazo eu posso requerer novamente o passaporte sem problemas?

    Eu já fui casada e meu nome ainda está modificado (não me divorciei) eu devo levar além da certidão de casamento, também a de nascimento com o nome de solteira? mesmo estando em outa cidade diferente de onde nasci?

    abraços

  38. Francisco da Silva disse

    Qual o prazo que tem na Gru para pagar ( 5 / 10 / 15 dias ).

    • disse

      Oi Francisco
      Não tenho certeza do prazo de validade da GRU, mas você pode reemitir uma nova via no site da Polícia Federal, dentro do campo “Passaporte”.

  39. apollo disse

    outra duvida, no meu documento militar estar assim:

    Ministerio da Defesa – Certificado de Dispensa de Incorporaçao….

    Entao meu tipo de documento é: Certificado de Dispensa de Incorporaçao?

    e depois vem escrito assim:
    02ª CSM
    Nº – XXXXXX (esta com 6 numeros). Serie: T
    RA
    XXXXXXXXXXXX (meio que ao lado de “RA” esta um numero com 12 digitos)

    Entao, no preenchimento de documentos, minha situaçao militar ficaria:
    Numero: coloco o numero de 6 digitos?
    Serie: coloco a “T” ?
    Categoria: 3ª ? pois no documento estar escrito “CERTIFICADO DE DISPENSA DE INCORPORAÇAO” ?

    Unidade Militar: colocaria “02ª CSM” ?

    • disse

      Pode colocar como você falou, não tem problema não.


      Tipo: CERTIFICADO DE DISPENSA DE INCORPORAÇAO
      Numero: coloca o numero de 6 digitos
      Serie: coloca “T”
      Categoria: 3ª
      Unidade Militar: “02ª CSM” ou “2ª Circunscrição de Serviço Militar”

      É como tinha falado no outro comentário, se ficar digitado no local errado, eles vão consertar para você na hora do atendimento.

    • disse

      OI Apollo
      Quando eu fiz o meu, eu coloquei o nome do cartório mesmo, tipo “3ª CIRCUNSCRIÇÃO DO REGISTRO CIVIL…”.

      • apollo disse

        entao, eu acho que o meu seria: Cartório do Registro Civil Fórum Desemb. Toledo do Conjunto Habitacional Ernesto Geisel – João Pessoa – PB…
        porem nao da pra escrever tudo isso…ai fiquei na duvida no que escrever…vc tem uma ideia?

        • disse

          O meu também aconteceu isso, eu deixei só uma parte do nome escrito mesmo. Não tem problema pois você terá que apresentar os documentos originais, aí lá no atendimento eles consertam todas as informações que precisarem ser corrigidas.

      • Monique disse

        pode me ajudar? fiz todo o tramite para o passaporte do meu sogro e da minha sogra e tava fazendo hora esperando 00:00 pq ouvi dizer que abria vaga. Dai do nada 11:45 tentei e achei uma vaga para amanhã, marquei no primeiro que tava aberto para meu sogro, quando na mesma hora tentei para minha sogra o dela só deu erro. Eles ja tem mais de 65 anos. Eu dei um print na pagina do erro. Será que consigo fazr os dois amanhã? ou transferir o do meu sogro para minha sogra? é que ela com certeza viaja conosco em agosto, já ele ainda está decidindo.

        • disse

          Oi Monique

          Não sei se atenderão sua sogra sem marcar, por que fica muita gente esperando e é eles vão chamando conforme agendado na internet. Se deu um erro, pode ser que não tenha sido agendado corretamente.

          Você poderia tentar trocar o agendamento do seu sogro pelo da sua sogra ligando para a Central de Atendimento 194. Eles poderão informar se a sua sogra está agendada ou não para amanhã.

      • apollo disse

        Oi Rainy, tenho mais umas duvidas:

        no meu documento militar estar assim:

        Ministerio da Defesa – Certificado de Dispensa de Incorporaçao….

        Entao meu tipo de documento é: Certificado de Dispensa de Incorporaçao?

        e depois vem escrito assim:

        02ª CSM

        Nº – XXXXXX (esta com 6 numeros). Serie: T

        RA

        XXXXXXXXXXXX (meio que ao lado de “RA” esta um numero com 12 digitos)

        Entao, no preenchimento de documentos, minha situaçao militar ficaria:

        Numero: coloco o numero de 6 digitos?

        Serie: coloco a “T” ?

        Categoria: 3ª ? pois no documento estar escrito “CERTIFICADO DE DISPENSA DE INCORPORAÇAO” ?

        Unidade Militar: colocaria “02ª CSM” ?

  40. disse

    Oi Otavio
    Pode ser que tenham cancelado por que demorou mesmo. A minha mãe acabou perdendo o dela porque esqueceu o dia para pegar o passaporte, aí teve que fazer as etapas todas de novo (pagando de novo também).
    Tente ligar para o 194, lá eles vão informar se você precisa pagar de novo ou não.

  41. disse

    Posso escolher um Posto de Captação e Entrega (no requerimento) e depois agendar a entrega dos documentos em outro posto de outra cidade? No posto que escolhi durante o requerimento não tem datas disponíveis.

    • disse

      Aí eu nao sei, não tenho certeza se pode fazer isso não. Acho que tem que ser nos mesmos lugares.

      O melhor é você ligar para o número da Central de Atendimento da Polícia Federal para ter certeza.O número é 194.

      • Silvia Alexandrino disse

        estou com essa mesma duvida, pois qnd preenchi o formulario online coloquei o posto da PF de fortaleza, imprimi o protocolo e a GRU,mas na hora de agendar uma data pro atendimento ñ tinha nenhuma data disponivel em fortaleza e mandava escolher outro posto q so tem em outra cidade. Até aí tudo bem, mas o problema é q no meu protocolo esta escrito o posto de fortaleza e estou com medo de chegar na outra cidade e eles ñ atenderem ou der algum problema :(

  42. Fernando disse

    Olhei em todos os postos de sao paulo e nao tem nenhuma data disponivel para agendamento!! Como devo proceder?

    • disse

      Oi Fernando
      Acredito que você possa marcar em outra cidade. Parece que atualmente isso está sendo comum, pois até no Rio está difícil de encontrar horários disponíveis.
      Espero que ajude.

  43. Ana Caroline disse

    Por favor, me ajude! Minha amiga fez todo o procedimento, até o agendamento para mim, mas quando vi há vários dados incorretos na guia. O que faço? Ainda não chegou o dia de ir ao posto e não paguei a GRU. Já liguei no 194 e não confiei de esperar chegar o dia do atendimento e der errado. O que faço? Posso ignorar este agendamento e fazer outro? OELO AMOR DE DEUS, ESTOU DESESPERADA!

    • disse

      Oi Ana Caroline
      É verdade, o 194 informou corretamente. É só você pagar a GRU e ir na data que marcou. No dia que você for, o atendente atualiza todas suas informações na hora no computador, não tem problema. Todas as informações são verificadas na hora, e tendo alguma coisa errada, eles corrigem.

      Quando eu fiz o meu, também corrigiram na hora alguns dados errados.

  44. rainydayss disse

    Oi Carola

    Já tentou cancelar por telefone ligando para o número 194? É o telefone para dúvidas sobre o preenchimento de solicitação ou sobre o serviço de expedição de passaporte.

    Eu já liguei para esse número e atendem direitinho.
    Espero que ajude.

  45. rainydayss disse

    Oi Má
    Acredito que não precise não, o mais importante é o GRU (que tem que pagar) e você lembrar da data e horário do agendamento.
    No dia que você for tirar, é preciso levar o comprovante de pagamento do GRU.

  46. Maria de Fatima disse

    Gostaria de saber se a GRU conter erro de digitaçao(apenas uma letra errada) ela nao sera valida?
    Ex.: la ta escrito VANANCIO e o correto é VENANCIO.
    Agradeço desde já

    • RainyDays disse

      Tem que tomar cuidado para o passaporte não sair errado. Se sair errado no passaporte, aí não pode.
      Tente entrar em contato com a Polícia Federal pela Central de Atendimento 194 para mais informações.
      Abs

  47. José Carlos Ramos disse

    Já estou com o atendimento agendado na polícia federal, já paguei a GRU, reuni os documentos requeridos, e tenho o número do respectivo protocolo; mas não consegui imprimi-lo. Sem o protocolo impresso, terei dificuldade de ser atendido na hora agendada? Grato pela informaçao,
    José Carlos

    • Fabi Neves disse

      Oi José
      A documentação que a PF pede no site são somente os documentos pessoais, CPF, declaração da Justiça Eleitoral de que está em dia com sua obrigações eleitorais, Passaporte antigo (se houver), documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (para alguns), e a GRU paga.

      dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-passaporte-comum

      Não precisa do protocolo não.
      Abs

  48. Fernanda disse

    Olá!
    Preenchi a ficha de solicitação de passaporte hoje, mas tive muitos problemas na página do site e na hora de imprimir o GRU. O resultado foi que apareceram vários protocolos no meu nome e ocupei mais de um horário no dia que escolhi para o agendamento. Entrei na opção reagendar, consultar e cancelar e cancelei os outros horários que estavam no meu nome, menos o protocolo da qual consegui imprimir o GRU, e alguns protocolos que sairam sem o dia do comparecimento na policia federal. Fiz a maior confusão. Consegui imprimir só um GRU com vencimento em 17/10. Estou com medo de pagar e alguma coisa sair errada devido a esses protocolos extras. Só vai valer a solicitação de passaporte com o número do protocolo que estiver com o GRU pago ou devo fazer todas as etapas de emissão de passaporte novamente?

  49. Paulo Cesar da Cruz disse

    Alguém me ajude por favor.! Paguei a taxa para emissão do passaporte no dia 29/03/2010 e desde então venho travando uma batalha para marcar horário de agendamento (acho que jamais vou conseguir) Qual a minha surpresa quando numa das tentativas sou imformado de que a minha solicitação foi cancelada porque já se passaram 90 dias e eu não fui retirar o passaporte (como se eu não quisesse.) No mínimo me parece injusto, pois não foi falta de interesse de minha parte. Será que terei que pagar a taxa novamente? Por razões como essa é que às vezes nos revoltamos. Eu só queria que alguem me dissesse o que devo fazer.

    Obrigado

    • RainyDays disse

      Oi Paulo Cesar
      Já tentou telefonar para o número que eles indicam no site? (0800-9782336 – de segunda a domingo, 24h).
      Olha, vou te falar uma coisa, quando vence o prazo para pegar infelizmente tem que pagar a taxa de novo, isso aconteceu com a minha mãe.
      Mas o seu caso é diferente, você não conseguiu nem marcar. Acho que você só vai conseguir resolver falando diretamente com eles.
      Abs

  50. Célia Valport disse

    Meu neto e eu ,estamos agendados para o dia 29/7 mas não sei porque ,não imprimi minha folha do Protocolo de Solicitação de Documentos de Viagem.Já tentei e não consigo. Preciso de ajuda! Grata , Célia

    • RainyDays disse

      Oi Célia
      Você já pagou o GRU? Se já pagou, o "Número do Protocolo de Solicitação do Documento de Viagem" não é importante, o que importa é levar o comprovante bancário do pagamento da GRU no dia em que você for pegar o passaporte.

      Se você ainda não pagou a GRU e quer gerar ela para pagar, entre no site da Policia Federal e clique em "Consultar Agendamento". Digite seu CPF e o código que aparece no retangulo colorido, clique em "Confirmar". Vai aparecer o número do seu protocolo escrito no campo "Número do Protocolo". Copie esse número e volte para a página de Passaporte. Clique em "Reemitir GRU". Depois é só digitar os dados que ele pede e clicar em "Imprimir GRU", vai aparecer a GRU para você pagar.

      Espero que ajude.
      Abs

  51. Rodolfo disse

    Realmente, depender do poder público é triste, só no Brasil mesmo.

    Eu também estou tentando há uma semana agendar a visita na PF no entanto, nunca consigo vaga, quando aparece uma data disponível o mesmo é preechido em questão de segundos. Para se conseguir um agendamento tem que contar com a sorte, pois, é praticamente um sorteiro, quem conseguir preencher os campos rapidamente e clicar no botão confirmar primeiro que outras pessoas consegue a vaga, isso é um absurdo!!! Por que o Sr. Lula não usa a ideia do Estado de São Paulo e cria um Poupatempo para emissão de passaporte?! Ou faz uma parceria com o Estado e transfere esse serviço ao Poupatempo?^Afinal de contas, esse é um dos poucos serviços públicos que realmente funciona.

  52. Clara disse

    Não é possível agendar pelo telefone. Aliás, nada se resolve por esse 0800 da PF, impressionante.

  53. joisilene dos santos disse

    oi estou tentando à muitos dias agendar um atendimento para tirar o passaporte,so que nao consigo porque nao tem datas e quando as vezes tem a data e o orario nao completa a confirmacao,me ajudem ,como faco a conseguir um agendamento?

    • RainyDays disse

      O único jeito de agendar atendimento para tirar passaporte é marcando pelo site, como explicado no post.
      No site não tem nada dizendo se pode marcar por telefone, mas acredito que não possa.
      Qualquer dúvida ligue para Central de Atendimento deles, que é: 0800-9782336 (de segunda a domingo, 24h)
      Abs