6 benefícios da batata doce para a saúde


Ela se tornou a queridinha de muitas pessoas que querem perder peso, ganhar massa magra ou buscam uma alimentação mais saudável. Esta queridinha é a batata doce. Muita gente não sabia, mas a batata doce é um dos alimentos mais nutritivos do planeta. Por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, tem uma absorção pelo organismo mais lenta e com isso, sacia por mais tempo e evita o acúmulo de gorduras. Saiba mais para o índice glicêmico e os benefícios da batata doce para a saúde.

O que é índice glicêmico?

O índice glicêmico foi criado por cientistas para indicar a velocidade com que o açúcar de determinado alimento é absorvido pela corrente sanguínea. Quanto mais alto o índice glicêmico de um alimento, mais rápido ele dispara a produção de insulina pelo organismo. Altas produções de insulina causam diabetes e acúmulo de gorduras.

O índice glicêmico é considerado baixo quando menor ou igual a 55, médio quanto está entre 56 e 69 e considerado alto quanto atinge um valor igual ou maior que 70.

Os benefícios da batata doce para a saúde

Conforme explicamos acima, a batata doce é um alimento de baixo índice glicêmico (48), veja os benefícios que este alimento pode trazer para quem o consome:

– Auxilia no controle da diabetes, uma vez que não faz com que o organismo produza altas taxas de insulina.

– É um alimento rico em antioxidantes, fonte de vitaminas A e C.

– O beta-caroteno e o manganês presentes na batata doce são altamente eficazes para combater as inflamações do corpo.

Benefícios da batata doce para a saúde
Benefícios da batata doce

– É um alimento indicado para aqueles que sofrem de úlcera no estômago. Pois o tubérculo é rico em vitaminas do complexo B, potássio, beta-caroteno e cálcio.

– É uma ótima fonte de fibras, que colabora para que o indivíduo tenha um sistema digestivo saudável.

– Auxilia na produção do colágeno e previne anemias por conta da vitamina C.

– Esta mesma vitamina C, juntamente com o potássio também é necessária para regular a pressão arterial e reduzir câimbras.

Como preparar a batata doce

Você pode preparar como quiser, seja assada, cozida, como purê ou então chips. Não é aconselhável comer batata doce frita se ela for preparada em óleo de soja, pois óleos refinados são altamente inflamatórios.

Confira várias receitas com batata doce para você preparar em casa.