Saúde e Beleza

Benefícios da tapioca na dieta

A tapioca se tornou uma verdadeira queridinha principalmente daqueles que agora investem em uma alimentação mais saudável, livre de glúten. Ela é feita com a fécula extraída da mandioca, que quando hidratada, ao ser colocada em uma frigideira acaba ficando parecida com uma panqueca. Até a colonização do Brasil, a mandioca era a base de alimentação do país. Mas você sabe quais são os benefícios da tapioca na dieta? E seus benefícios para saúde em geral? Mesmo para quem não está fazendo dieta ela é fonte de vitaminas, potássio e outros componentes bons para saúde.


Quais os benefícios da tapioca na dieta?

Por ser um alimento livre de glúten e uma fonte rápida para ganho de energia, a tapioca é muito apreciada por pessoas que fazem uma alimentação regrada. Por não ter uma proteína chamada “gliadina” ela não causa inflamação no organismo nem contribui para o acúmulo de gordura abdominal. Mesmo assim, deve-se consumir com moderação (muitos indicam o uso apenas uma vez por dia) pois a tapioca possui um alto índice glicêmico. Sendo assim, a tapioca não é indicada para diabéticos.

Benefícios da tapioca para a saúde em geral

Benefícios da tapioca para a saúde e dieta

Benefícios da tapioca para saúde. Imagem: GettyImages

Ajuda a quem quer ganhar peso de maneira saudável

Para pessoas que necessitam fazer uma dieta voltada para o ganho de peso, por ser rica em carboidratos e pobre em gorduras ruins e colesterol.

É um alimento rico em vitaminas do completo B

A tapioca é rica em vitaminas do complexo B, incluindo o ácido fólico, que é um ótimo aliado do cérebro e das grávidas.

Boa para a saúde dos ossos

A tapioca é uma boa fonte de vitamina K, cálcio e ferro, que são nutrientes essenciais para a saúde dos ossos, evitando assim a osteoporose e a falta de flexibilidade.

É rica em potássio

O potássio ajuda a estabilizar o nível da pressão arterial, por ser um vasodilatador. Desta forma ele aumenta o fluxo de sangue no corpo, reduzindo a pressão arterial.

Fonte de fibras vegetais

Ajuda no bom funcionamento do intestino

Como preparar a tapioca

A tapioca pode ser um alimento saudável, mas deve-se tomar cuidado com os recheios usados para não transformá-la em uma bomba calórica.

O ideal é você sempre comprar a goma já hidratada para preparar na frigideira. Esta informação sempre está escrita na embalagem. Aqueça uma frigideira de preferência antiaderente e espalhe uma porção da goma hidratada. Espalhe com uma colher por toda a frigideira para que ela fique uniforme. Acrescente o recheio desejado e feche ou enrole.

No vídeo abaixo, você pode conferir uma série de receitas de recheios para tapioca bem saudáveis e com baixa caloria.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 Comentários