Enviar e-mail criptografado pelo Gmail

Se está precisando enviar um e-mail particular para alguém e não quer que qualquer pessoa leia,  SafeGmail é a extensão do Chrome perfeita para você. Com ela é possível enviar e-mail criptografado pelo Gmail, é isso mesmo, ele deixa você criptografar a mensagem direto da sua caixa do Gmail.

O SafeGmail utiliza criptografia PGP (Pretty Good Privacy), um tipo de criptografia muito usado para criptografar e-mails, assinaturas e documentos. A mensagem fica protegida por uma pergunta e resposta criadas pelo usuário, que só ele e quem receber o e-mail saberão.

Para usar é muito fácil, após instalar aparecerá o quadradinho “Encrypt” no e-mail do Gmail, basta marcá-lo e em seguida, criar a pergunta e a resposta secretas que preferir. Depois é só enviar normalmente. A mensagem então será criptografada e um link será enviado para o e-mail da pessoa que você enviou.

Enviar Email Criptografado pelo Gmail
Enviar e-mail criptografado pelo Gmail

Para a pessoa descriptografar o e-mail ela terá que clicar no link e responder à pergunta secreta com a resposta criada por você.

Enviar Email Criptografado pelo Gmail 2

A extensão SafeGmail só está disponível no Chrome, por isso a pessoa é levada para a página da extensão para descriptografar a mensagem. Mas seria bem melhor se pudéssemos descriptografar direto no nosso Gmail. Fora isso, a idéia é bem legal. Para instalar o SafeGmail no Chrome acesse a Chrome Web Store.

[Update]: A extensão SafeGmail foi descontinuada, porém, existe uma similar chamada SendSafely, que pode ajudar.

OBS: Apesar de sermos levados para a página do SafeGmail para descriptografar o e-mail, eles avisam que nunca acessam as mensagens das pessoas, que todo o processo é feito automaticamente. Se não confiar muito no que eles falam, você pode ver o código da extensão que é open source no site github.com/crised/SafeGmail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *