Finanças

Quanto é o novo salário mínimo ?

O salário mínimo é o menor valor de salário estabelecido por Lei que os empregadores podem pagar aos seus funcionários, além disso é o menor valor que uma pessoa pode vender sua força de trabalho. Algumas pessoas defendem o salário mínimo outras criticam, como tudo na vida. Mas quanto é o novo salário mínimo? Você sabe como é calculado o salário no Brasil? Qual o valor do salário nos outros países?


Quanto é o novo salário mínimo

No Brasil o salário sofre reajuste anualmente de acordo com a variação do PIB (soma das riquezas produzidas no país) e a inflação dos últimos 12 meses. Atualmente no nosso país o salário mínimo é de R$954,00, um dos piores salários mínimos do mundo. Fica atrás de países como Paquistão, Argélia, Trinidad e Tobago, Gabão etc.

O valor no Brasil dá um salário bruto de $5.663 dólares por ano. No país que tem o mais alto salário, Luxemburgo, este valor é $23.791 anual, ou seja, 4 vezes mais alto que no Brasil.

Quanto é o novo salário mínimo

Quanto é o novo salário mínimo?

De acordo com a Constituição Brasileira de 1988, todo trabalhador tem direito a um salário mínimo que seja capaz de atender suas necessidades vitais básicas e de sua família como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social.

O salário mínimo atual não é capaz de atender nem metade dessas necessidades. É a partir desta premissa que o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) calcula todo ano qual seria o salário necessário para cumprir o que está establecido na Constituição. Você tem idéia de quanto seria? Pois saiba que atualmente o salário mínimo de acordo com o DIEESE teria que ser R$3752,65 para a pessoa poder sustentar sua necessidades mais básicas. Ou seja, 3,93 vezes maior que o salário mínimo em vigor no país.

Se quiser saber mais sobre estes cálculos da DIEESE acesse o site oficial http://www.dieese.org.br

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário

  1. Giovana Maria Gallo de Campos disse:

    Nnuusssaaa que fuuedaaaa!!!