Checar sites na Navegação Segura Google
O Chrome e o Firefox usam a Navegação Segura Google para proteger os usuários de entrarem em sites maliciosos da web. Este recurso verifica o domínio e compara com o banco de dados para descobrir se o site em questão distribuiu ou hospedou algum malware nos últimos 90 dias e também se é um site de phishing, que rouba os dados do usuário. Sempre que visitar um site infectado aparecerá o aviso para você não entrar nele. Caso esteja suspeitando de algum site, saiba que é possível checar sites na Navegação Segura Google manualmente, veja agora como.
Checar sites na Navegação Segura Google
Para verificar site no banco de dados da Navegação Segura Google adicione o endereço da página no final do seguinte endereço e cole na barra de endereços no seu navegador:
Por exemplo, no caso do RainyDays ficou:
www.google.com/safebrowsing/diagnostic?site=rainydays.com.br
Ou acesse este link e digite o endereço do site no campo de busca (1). A informação sobre o site em questão aparecerá na parte debaixo do site (2).
Se o site tiver vírus, espalhar vírus ou for página de phising aparecerá escrito “Este site não é seguro” e mostrará o que foi encontrado na página. Se o site for seguro aparecerá o aviso “Nenhum conteúdo não seguro foi encontrado” com um tique verde.
Para quem é webmaster é sempre bom verificar essa página regularmente para ter certeza que não deixou passar nenhum problema. Se seu site estiver aparecendo no resultado da busca com a mensagem “Este site pode danificar seu computador”, você precisará adicioná-lo no “Search Console” do Google e depois acessar “Problemas de segurança”.
Caso ache que o diagnóstico do Google não é suficiente, existem outros serviços da web que verificam sites para saber se é malicioso. Um é o VirusTotal, do próprio Google, que escaneia o domínio em mais de 60 mecanismos de antivírus diferentes.
Aproveite e confira como denunciar sites com malware e páginas de phishing para o Google.