A partir de ou Apartir de, qual maneira correta de escrever

Quando menos esperamos aparecem umas dúvidas de português que parecem idiotas mas confundem, principalmente quando estamos escrevendo. Já falamos aqui no site sobre algumas dúvidas como ser ou serem feitos, a mais de ou há mais de, detrás ou de trás e outros. Hoje vamos explicar sobre o a partir de ou apartir de, qual maneira correta de escrever, junto ou separado? A partir de amanhã ou apartir de amanhã? A partir de então ou apartir de então? Confira abaixo.


A partir de ou Apartir de

Nesta locução só existe uma maneira correta de escrever que é A partir de, escrita de forma separada. Escrever “apartir de” está errado. Não importa o que você escreva:

A partir de amanhã ou apartir de amanhã – o correto é a partir de amanhã

A partir de então ou apartir de então – o correto é a partir de então

A partir de ou Apartir de

A partir de ou Apartir de, qual maneira correta de escrever

Algumas pessoas têm dúvida se a partir de tem crase. Nunca adicione crase no a partir de, a locução à partir de está errado.

Significado de A partir de

A locução “A partir de” é usada para referir a um ponto de partida de alguma coisa ou referir a algo que aconteceu de um momento em diante. Na frase tem que existir a idéia de continuidade. Exemplos:

Cristiano Ronaldo vai jogar na Juventus a partir do ano que vem.

A partir de amanhã não vou mais comer doces.

O que fazer a partir de então?

Não se deve usar o a partir de se a ação for definida no tempo nem quando marca início de alguma coisa no tempo e espaço. Exemplos onde ‘a partir de‘ não deve ser usado:

As matrículas na faculdade começarão no próximo mês. [e não a partir do próximo mês – isto por que a partir de significa começar, é como se estivesse repetindo o verbo começar duas vezes].

As inscrições do concurso serão reabertas em julho. [e não a partir de julho – pois é uma ação definida no tempo, as “inscrições” não ficarão abertas indefinidamente]

Pelos resultados de 80% das urnas descobriram que o incompetente foi eleito. [e não A partir dos resultados – pois marca início de uma coisa no tempo e espaço]

Sinônimo de A partir de

Os sinônimos desta locução são

  • a começar de
  • desde
  • desde que
  • a contar de
  • com início em
  • a datar de
  • de agora em diante

Ainda tem alguma dúvida sobre o ‘a partir de’? Conte-nos pelos comentários!

Nenhuma resposta para “A partir de ou Apartir de, qual maneira correta de escrever”

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.