Como pedir reembolso no Steam
O Steam atualmente é a plataforma de jogos mais popular para computadores, com milhões de usuário diários e milhares de jogos disponíveis para compra. Uma coisa que faltava era a possibilidade de devolver um jogo se não estivesse satisfeito com a compra, mas finalmente foi lançada uma opção para o usuário pedir reembolso no Steam.
É importante lembrar que jogos e aplicativos estão disponíveis para reembolso se o reembolso for solicitado dentro de duas semanas (14 dias) após a compra e se o jogo não tiver sido jogado por mais de duas horas. Em casos de pré-venda essas duas semanas começam a contar a partir da data de lançamento do jogo. O reembolso só pode ser solicitado pela conta que comprou o jogo.
Como pedir reembolso no Steam
Para solicitar reembolso comece fazendo login na área de ajuda help.steampowered.com. Faça login com seus dados, se já estiver logado irá entrar automaticamente.
Aparecerão os itens comprados recentemente, clique em cima do produto que quer devolver.
Abrirá a tela perguntando “Qual problema você está tendo com este produto?”, selecione uma das duas opções, “Não era o que eu esperava” ou “Comprei por acidente”.
Clique em “Eu quero pedir um reembolso”.
Aparecerá informações sobre o produto comprado com a data e o preço que você pagou. Selecione um dos métodos de reembolso que achar melhor (1). Como o meu jogo foi comprado em 2012 ele não dá direito à reembolso, por isso aparece a mensagem do Steam “Esta compra foi feita fora do período de retorno” (2). Se o seu produto puder ser reembolsado, aparecerão dois campos opcionais para preencher, um para escrever porque você está devolvendo o produto e outro para digitar seu email caso queira que o suporte entre em contato com você. Depois é só clicar no botão para finalizar a solicitação.
O valor pode ser devolvido na própria carteira do Steam ou no método original da compra desde que o produto tenha sido comprado com PayPal, Visa Internacional, MasterCard Internacional e JCB.
Uma idéia muito boa do Steam principalmente para quando compramos algum jogo e ele não roda direito no nosso computador, pelo menos assim você poderá devolver o produto e não perder dinheiro.
Informações importantes
No caso de DLCs o reembolso também é permitido desde que o jogo base não tenha sido jogado por mais de duas horas desde a data de compra do DLC e que o DLC não tenha sido consumido, modificado ou trocado. E para as compras em jogo (in-game) o prazo é de 48 horas dentro de jogos desenvolvidos pela Valve, desde que o item não tenha sido consumido, modificado ou transferido.
Reembolso não são fornecidos para as seguintes situações:
- Usuários banidos pelo VAC (Valve Anti-Cheat) não poderão devolver itens
- Presentes não serão reembolsados
- Jogos comprados fora do Steam não serão reembolsados
- Filmes não serão reembolsados
- Em casos abusivos como, por exemplo, usuário abusar do sistema de reembolso, o reembolso não será mais permitido