Como tirar certidão negativa da Receita Federal
Se você está vendendo imóvel então vai precisar da Certidão Negativa da Receita Federal (CND) que é uma certidão positiva com efeitos de negativa de débitos relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União. Ela mostra se o vendedor está em dia com o pagamento de impostos. Saiba que é possível tirar certidão da Receita Federal pela internet, se a pessoa não conseguir emitir, a escritura não poderá ser lavrada e o imóvel não poderá ser vendido.
Atenção! A CND exclusiva para débitos da Previdência (INSS) não existe mais, agora é a CND de Tributos Federais que engloba débitos da Receita (RFB), Procuradoira (PFN) e Previdência (INSS). Se você encontrou este post procurando pela Certidão do INSS, é esta mesma certidão que você tem que tirar.
Como tirar certidão negativa da Receita Federal
Para emitir a certidão da Receita Federal acesse o site do Ministério da Fazenda – Receita Federal. Na página digite seu CPF (1), digite os caracteres que aparecem na figura (2) e clique em “Consultar” (3).
Se tiver tirado recentemente uma certidão, você poderá escolher se quer tirar uma segunda via da certidão ou se quer emitir uma nova. Clique no que preferir. Caso escolha emitir uma nova, levará um tempo para a emissão ser gerada, você terá que retornar depois para imprimir.
Pronto, a certidão negativa de débitos relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União será gerada.
Depois é só clicar em “Preparar página para impressão” na parte debaixo da página e imprimir a certidão.
Se você tiver débitos relativos aos impostos federais não irá conseguir emitir a certidão. Acesse o portal eCAC (Centro Virtual de Atendimento) e verifique o que está devendo. Aproveite para conferir o post sobre como parcelar Dívida Ativa da União.
No caso de empresa com CNPJ é preciso acessar este link http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atspo/certidao/cndconjuntainter/informanicertidao.asp?tipo=1 para conseguir emitir a certidão. Lembrando que também não pode haver débitos, ausência de declarações e nem falta de entrega do GFIP.
Dei entrada numa solicitação de isenção da Taxa de Incêndio em 03/03/2023, número 22212370, CBMERJ 4346433-8, Insc. Predial 3233585. Consultando no site da FUNESBOM não informa se foi deferido. Preciso dessa confirmação. Aguardo e obrigado
Quero imprimir o boleto para pagamento da parcela negociada e não sei como fazer.
Ajuda, por favor.
Ola Luciene
É parcela de Dívida Ativa? Se for você pode emitir no site da Procuradoria Geral da Fazenda no link https://www2.pgfn.fazenda.gov.br/ecac/contribuinte/darf/darf.jsf , você vai precisar do CPF e número de inscrição
Se você tiver cadastro no eCAC também dá para visualizar rapidamente, neste post explicamos o processo https://rainydays.com.br/emitir-darf-de-parcelamento-divida-ativa/
Abs