Alimentos para evitar na gravidez
Ao confirmar a gravidez, a mulher vive uma mistura de euforia e preocupação. Euforia, pois gerar um novo ser é uma verdadeira bênção e a preocupação aparece, pois a vida dá um verdadeiro giro de 360 graus. A alimentação passa a ter mais atenção. Sendo assim, é importante ficar de olho em determinados alimentos que você deve evitar na gravidez.
Alguns alimentos que se deve evitar na gravidez
A alimentação deve ter um cuidado todo especial na vida de uma gestante. Não existe aquilo de “comer por dois” como muita gente pensa. Deve-se ter todo um cuidado para ter uma alimentação balanceada, para evitar um ganho excessivo de peso.
Veja alguns alimentos que você deve evitar na gravidez:
Carne mal passada, peixe cru, adoçantes artificiais, refrigerantes, ovos crus, queijos produzidos com leite cru, sobremesas que levam ovo cru, maionese, carboidratos refinados (pães brancos, açúcar refinado), alimentos que ficam expostos a altos teores de pesticidas, bebidas alcoólicas, peixes com alto teor de mercúrio, cafeína em excesso.
Por que ter cuidado com estes alimentos?
Você deve evitar na gravidez os alimentos que listamos acima, pois eles podem causar uma doença chamada listeriose. A listeriose é uma doença provocada por uma bactéria que geralmente está presente em alimentos que foram mal cozidos. Ela é uma doença que não traz muitas complicações para a saúde, porém em mulheres grávidas ela pode causar aborto, má formação no feto e até parto prematuro.
É também uma doença que apresenta poucos sintomas. Em caso de febre leve ou qualquer mal-estar, entre em contato com o seu médico solicitando um exame de sangue para verificar a presença da bactéria. Em caso positivo, deverá iniciar o tratamento com antibióticos.
Dicas para a preparação de alimentos
Além de evitar na gravidez os alimentos que listamos neste post, é necessário também ter cuidado na preparação das refeições e da alimentação em geral:
- Faça a higienização completa dos alimentos antes de preparar. Lave bem as verduras, legumes e frutas;
- Verifique sempre a data de validade dos alimentos;
- Fique atenta as condições de armazenamento de sobras. Se possível, congele logo após o preparo ou consuma em no máximo 48 horas;
- Mantenha a geladeira sempre limpa;
- Faça uso de alimentos ricos em cálcio e em outros minerais.
Com estes cuidados e um acompanhamento médico correto, você tem tudo para ter uma gravidez tranquila e saudável.