Dicas para economizar no supermercado
A economia não anda muito favorável, por isso, devemos economizar dinheiro onde for possível, pois ninguém sabe o que vai acontecer amanhã. Os maiores gastos do brasileiro geralmente são com moradia e alimentação. Hoje, daremos algumas dicas de como economizar no supermercado. Desta forma, diminuímos os gastos para ter um alívio nas despesas.
Algumas dicas para economizar no supermercado
Os preços subiram e o salário não aumenta na mesma proporção. Viver é difícil, ainda mais nos dias de hoje. Veja algumas dicas que podem te ajudar a economizar no supermercado para desafogar ao menos uma das despesas do mês.
Faça sempre uma lista de compras
Sempre anote o que precise comprar. Quando chegar no supermercado, siga somente a lista. Além de fazer você ganhar tempo, uma vez que já sabe o que quer, evita compras de artigos desnecessários que você estaria levando só por impulso mesmo. A dica é sempre deixar um caderninho visível para fazer as anotações. Esta é uma das maneiras mais eficazes de se economizar no supermercado.
Tenha um limite de gastos
É sempre bom definir um valor no seu orçamento para ser usado com alimentação. Assim, você planeja melhor as suas compras para evitar gastos excessivos e também não acaba comprometendo outras despesas da casa.
Não vá com crianças ao supermercado
Eu sei que para muitas pessoas esta pode ser uma tarefa difícil pois nem sempre temos com quem deixar nossos filhos, netos, sobrinhos, etc. Porém criança no supermercado é igual a compra desnecessária. Não é à toa que as guloseimas e revistinhas ficam sempre próximas ao caixa. Use o horário em que as crianças estão na escola ou fazendo alguma atividade para realizar as suas compras.
Não vá ao supermercado com fome
Parece que não é nada, mas geralmente quando estamos com fome, ficamos mais propícios a comprar coisas sem necessidade. Você sente algum cheiro bom dentro da loja e acaba comprando aquele produto que nem precisava. Sem contar que a “vontade” de comprar besteiras quando estamos com fome aumenta absurdamente.
Evite os alimentos processados e pratos prontos
Alimentos industrializados e os pratos já prontos custam bem mais que a soma dos ingredientes para prepará-los. Sem contar que quando preparamos a comida em casa, o alimento se torna muito mais saudável. Você evita conservantes, o excesso de sal e todos os outros ingredientes indesejáveis que vem dentro de um produto processado. Leia os rótulos!
O mesmo vale para frutas e verduras que já vem pré-lavadas ou cortadas. Ninguém garante que a higienização foi feita corretamente, sem contar que custam muito mais do que as versões não processadas.
Compras mensais nem sempre são um bom negócio
Quando se faz compras mensais, acaba-se comprando muito mais que o necessário e a chance dos produtos estragarem é muito maior. Afinal, pode ocorrer um imprevisto durante o mês e você cozinhar menos em casa ou então uma viagem que aparece do nada? A chance dos alimentos estragarem e você perder dinheiro serão grandes. Compre em grandes quantidades (se estiverem com preço bom) apenas produtos que não são perecíveis como papel higiênico, detergentes, etc.
Elabore cardápios semanais
Sempre planeje as refeições da sua família. Isto pode soar chato ou então “engessado”, mas ajuda um monte na hora de elaborar a sua lista de compra e faz ganhar tempo na cozinha. Desta forma, você já sabe o que vai cozinhar e não precisa ficar alguns minutos e até horas para descobrir o que vai preparar no almoço ou jantar.
Faça substituições
Procure comprar produtos da estação (que geralmente são mais baratos) e faça substituições. A carne de segunda pode ser uma ótima alternativa para a carne moída, por exemplo. Com ela você preparar hamburguers, almôndegas, bolinhos e o sabor é tão bom quanto o da carne de primeira, que é bem mais cara.
Olhe os produtos nas prateleiras inferiores e superiores
Esta é uma técnica que muitas lojas usam para “oferecer” produtos mais caros para os clientes. Aqueles que ficam nas prateleiras que estão na altura dos olhos costumam ser mais caros que os expostos nas prateleiras inferiores e superiores.
Experimente as marcas próprias
Em alguns casos, produtos das marcas próprias do supermercado tem uma qualidade idêntica ao do produto “de marca”, pois são usados os mesmos fabricantes. Dê uma chance, provavelmente isto significará uma boa economia nas suas compras.
Pesquise e fique de olho nas promoções
Alguns supermercados ainda cobrem as ofertas da concorrência, por isso sempre fique de olho nos encartes que eles oferecem e pesquise os preços. Nem sempre aquele supermercado mais próximo da sua casa é o que oferece o melhor preço. Esta é uma ótima forma de economizar no supermercado.
Ao passar pelo caixa, vá conferindo todos os preços
Muita gente não presta atenção quando está passando as compras pelo caixa, mas deveria. Não é difícil encontrar divergências de preços (geralmente para mais) entre os praticados no caixa e na prateleira. Verifique produto a produto e exija seus direitos caso haja diferença de valores.
Para finalizar, guarde sempre uma reserva para compras na segunda quinzena do mês. Por ser considerada uma época de baixo movimento, as lojas tendem a baixar os preços de vários produtos.