Vitor Belfort Acerta Luke Rockhold Com Spinning Kick No UFC On FX 8
Existem lutas no MMA que são lembradas por muito tempo e a luta de maio de 2013 entre o veterano brasileiro Vitor Belfort e o jovem adversário dos Estados Unidos Luke Rockhold se enquadra nessa categoria. O brasileiro Belfort na época já detinha o título de ex-campeão dos meio-pesados do UFC, e seu adversário conseguiu se destacar no Strikeforce, detendo o título dos médios.
Análise das expectativas e planos preliminares dos lutadores
Naquela época, mudanças significativas ocorreram na divisão intermediária do UFC. Os lutadores que conquistaram o campeonato desistiram da luta, e em seu lugar havia candidatos suficientes do Strikeforce. Após uma longa ausência devido a lesões, Rockhold voltou à ação e teve a oportunidade de brigar pelo título do campeonato com o brasileiro Ronaldo Souza, que derrotou na batalha decisiva.
Vitor Belfort era da velha geração e era considerado um dos fenômenos do UFC. Os atuais fãs de apostas esportivas no site 1Win não teriam dificuldade em prever sua vitória sobre M. Bisping, considerado o principal candidato ao título de campeão. A luta terminou no segundo round, quando o adversário de Belfort foi nocauteado.
O presidente do UFC, D. White, sugeriu muito antes da próxima luta que os oficiais viam L. Rockhold como o oponente de Belfort na luta final. Em uma de suas entrevistas, Luke disse que é cheio de ambição e extremamente interessado em lutas com representantes titulados do UFC. Foi Belfort quem ele previu estar entre os adversários mais prováveis. As declarações públicas de Rockhold foram um claro sinal de confiança. Ele não escondeu seu orgulho, elogiando ardentemente suas habilidades e superioridade sobre Belfort em todos os componentes.
Por motivos óbvios, para Belfort vencer tal luta era uma questão de honra. Ele estava cheio de intenções ambiciosas de enfrentar o ousado americano, para ele, esta foi uma grande oportunidade de provar mais uma vez sua superioridade sobre a maioria dos representantes do MMA, apesar de seu adversário na próxima luta ser 7 anos mais novo.
Descrição detalhada do ataque decisivo
Os adversários começaram a luta sem atividade excessiva. O americano deu mais atenção aos chutes, que ocorreram em níveis diferentes já Belfort foi lembrado por suas ações ativas com as mãos e, apesar da digna resistência de Luke, alguns deles quase alcançaram seu objetivo. No meio do primeiro round, muitos torcedores tinham a sensação de que muito em breve aconteceria literalmente um evento que decidiria o resultado da luta. Havia uma atmosfera excessivamente cautelosa no site.
O público rapidamente se convenceu de que as premonições não enganavam. Justamente no momento em que parecia que os participantes estavam fazendo uma pequena pausa, o chute circular de Vitor se revelou extremamente rápido, preciso e totalmente imprevisível. O mestre brasileiro lhe acertou no queixo com uma esquerda, nocauteando o adversário aí, com Rockhold já indefeso, Belfort considerou necessário acabar com o inimigo com as mãos, valeu a intervenção do árbitro interrompeu a luta, registrando assim a vitória do veterano brasileiro. Neste momento, Vitor já iluminava o público, comemorando seu sucesso incondicional. Poucos minutos depois, ele se aproximou de seu oponente, que já havia sido bombeado pelos médicos, e disse algo de uma forma aparentemente muito amigável.
Reações após a luta e seu significado
A entrevista do triunfante consistiu principalmente em frases curtas, cujo significado geral se resumiu a citações como:
- “Vim aqui para lutar”;
- “Nunca escolho as lutas, apenas as aceito, deixo os fãs julgarem tudo o que aconteceu”;
- “Estou extremamente feliz!”
Rockhold deixou implícito que ele realmente não gostava de ser o azarão, mas considerou a perda um mero acidente. Segundo Luke, apesar de sua excelente forma e total confiança em suas habilidades, Belfort simplesmente conseguiu pegá-lo com esse golpe devastador. Embora tenha sido nesse período que ele sentiu que estava liderando e tinha tudo sob controle.
Impacto da vitória na carreira de Belfort
A planejada luta pelo título entre Belfort e A. Silva nunca aconteceu. Segundo os organizadores, não conseguiram chegar a um acordo. Vitor quis esperar o resultado da luta entre Rockhold e Weidman. Os instintos do brasileiro não o decepcionaram e Luke queria vingança, enquanto Vitor considerava inútil o confronto com Silva.
Em 2015, Rockhold ficou genuinamente feliz quando Belfort perdeu para K. Weidman e, o motivo disso, foram os resultados ambíguos dos exames do brasileiro, que já ficou famoso graças ao abuso de testosterona.
Belfort apareceu no grande palco em 2018 durante o torneio do UFC no Brasil onde lutou contra o compatriota L. Machida e perdeu por nocaute no segundo round, e em seguida fez o anúncio oficial de sua aposentadoria.