Como cuidar de Prímula
Como cuidar de Prímula em vaso dentro de casa? A Primula obconica, também conhecida como Pão-e-queijo, é uma planta perene nativa da China. São populares, pois suas flores aparecem no final do inverno e na primavera, deixando a casa bonita. A seguir falaremos sobre tipo de solo, quantidade de água e luz para cultivo da prímula. Também explicaremos se ela é perigosa para cães e gatos.
Como cuidar de Prímula
É uma planta que prefere a temperatura fresca e adora ficar em meia sombra, longe da luz direta do sol. Em locais mais frios ela até aguenta um pouco mais de luz que o normal. Por não precisar de tantos cuidados, é bem simples de cultivar. Coloque o vaso em local da casa onde a luz fique filtrada.
Como especificado no início, ela floresce no inverno e primavera, as flores duram por quase dois meses. Após as flores desaparecerem, mantenha a planta em local fresco com sombra, assim você irá encorajar dela florescer no ano seguinte.
A prímula gosta de solo úmido, bem drenado e rico em húmus. Uma dica é usar substrato de turfa misturado no solo, a turfa vai permitir que o solo retenha umidade necessária que a planta necessita. Não deixe prato no fundo do vaso ou deixe prato com furo, pois a raiz não pode ficar encharcada.
A rega deve ser feita de maneira que o solo permaneça úmido, mas não encharcado. Sinta com o dedo, quando começar a secar a parte superior regue. Nunca deixe ela secar por completo, porque ela vai murchar e ficar feia. O excesso de água podem deixar as folhas amarelas.
Não costuma precisar de muito fertilizante, mas se você quiser colocar fertilizante, dê uma vez antes da floração e depois uma vez quando tiver florido. Dê preferência pelo fertilizante líquido e dilua com água.
Talvez seja preciso podar a prímula de vez em quando, para encorajar o florescimento. Sempre remova flores gastas, desbotadas e as que estiverem mortas. Atenção! Ao podar use luvas, pois ela pode causar irritação na pele!
Prímula é tóxica para cães e gatos?
Sim, a prímula contém o princípio tóxico saponinas triterpenoides que pode causar salivação, vômito, diarreia e em grandes quantidades, anormalidades no batimento cardíaco, convulsão e morte. Portanto, não deixe em local que seu companheiro possa comer.