Como cuidar de copo de leite, Zantedeschia aethiopica

Como cuidar de copo de leite, Zantedeschia aethiopica? Está pensando em cultivar esta planta herbácea nativa da África do Sul? Neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo da copo de leite, também conhecida como jarro, cala-branca, lírio-do-nilo. Qual quantidade de luz e água para ter uma planta saudável por mais tempo.

Como cuidar de copo de leite

A copo de leite cresce direto do bulbo, suas folhas largas em forma de flecha se abrem acima do solo e podem atingir 90 cm de altura. As flores possuem formato de trombetas, e crescem alguns centímetros acima das folhas verde escuras, no topo da haste, podendo atingir 10 centímetros de comprimento cada uma, com um estame amarelo no meio. Um único bulbo produz várias folhas e flores.

Elas preferem a temperatura entre 13°C e 18°C, mas tolera temperaturas mais quentes, sendo necessário adubo para ajudar a manter o bulbo mais fresco. Pode ser propagada por divisão de touceira. O solo ideal é uma mistura rica em matéria orgânica e tem que ser solo bem drenado.

Como cuidar de copo-de-leite, Zantedeschia aethiopica

Deixe o vaso em local que pegue luz do sol, mas não luz direta, ela precisa de umas seis horas de luz do sol, sol pleno ou meia-sombra.

A rega deve ser feita regularmente, pois ela prefere ficar úmida, mas não encharcada. Sinta com o dedo se a parte superior está seca, uns 5 centímetros, se estiver regue. Se ficar encharcada seu bulbo vai apodrecer. Portanto, utilize vaso com furo e não deixe o prato cheio de água embaixo.

Problemas que podem ocorrer

Se não der flores pode ser culpa do solo, verifique o pH, ela prefere pH entre 6.0 e 6.5 (medidor de pH do solo).

Se ele estiver correto, pode ser culpa de estar molhando demais a planta, reduza a rega. Ela gosta do solo úmido, mas não encharcado, verifique com o dedo entre uma rega e outra.

Caso não esteja molhando demais, pode ser culpa de pouca luz do sol, coloque em local na casa com mais sol.

É tóxica para cães e gatos?

Sim, a copo de leite contém o princípio tóxico de cristais insolúveis de oxalatado de cálcio que podem causar irritação oral, queimação intensa na boca, língua e lábios, baba excessiva, vômito e dificuldade para engolir. Portanto, não deixe em local que ele possa pegar e comer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *