Veja o que fazer para conseguir remédios gratuitos pelo SUS
Você sabia que pode conseguir remédios gratuitos pelo SUS? Pessoas que sofrem com doenças crônicas, como, por exemplo: diabetes, hipertensão, asma e algumas outras, conseguem receber seus remédios de maneira gratuita através do Sistema Único de Saúde.
Além disso, em muitos casos não há sequer necessidade de comprovar renda para obter estes medicamentos. O grande objetivo do Ministério da Saúde é poder manter estas doenças controladas e evitar uma sobrecarga no sistema.
Nesta postagem, explicaremos com detalhes como qualquer cidadão brasileiro pode conseguir estes medicamentos. Não é muito complicado e com certeza vai te fazer economizar um bom dinheiro, uma vez que todo cidadão que já paga seus impostos pode utilizar o serviço.
Como conseguir remédios gratuitos pelo SUS
O primeiro passo para conseguir remédios gratuitos pelo SUS, é verificar se ele é disponibilizado pelo Ministério da Saúde. A lista do RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) pode ser encontrada neste site e é atualizada a cada dois anos. Alguns dos medicamos disponibilizados são os seguintes:
- Captopril 25Mg
- Dipirona
- Diazepam
- Insulina Humana
- Ibuprofeno
- Omeprazol
- Paracetamol
- Sinvastatina
- Prednisona
- Brometo de Ipratrópio
- Cloridrato de Metformina
- Glibenclamida
- Atenolol
- Cloridrato de Propanolol
- Hidroclorotiazida
- Losartana
- Maleato de Enalapril
- Azitromicina e outros.
Depois de verificar a listagem e descobrir se o medicamento que necessita está disponível, é hora de verificar se já possui o Cartão Nacional de Saúde, também conhecido como “Cartão do SUS”. Caso não o tenha, terá que providenciar um antes de retirar o medicamento. Mas o procedimento é muito rápido e com o pré-cadastro já é possível retirar o medicamento. Veja como fazer um cartão do SUS.
O cartão tem validade nacional, portanto, poderá ser utilizado em qualquer estado do Brasil. Mas é importante sempre manter os seus dados atualizados no sistema.
Encontre um local para retirar os remédios gratuitamente
De posse da receita médica e de um documento de identidade oficial, o usuário precisa encontrar um local para retirar o medicamento. É possível retirá-los nas Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde e também em farmácias que participam do Programa Farmácia Popular. Geralmente, as farmácias particulares que participam do programa, apresentam este selo:
Não é necessário apresentar uma receita que tenha sido emitida por um médico do SUS. Qualquer receita com carimbo e CRM válido pode retirar os medicamentos.
Em alguns casos, quando o remédio não consta na lista, é possível obter um desconto. Os remédios que estão cadastrados no Farmácia Popular, quando não é gratuito, pode ter até 90% de desconto no valor de venda.