Como cuidar de Lithops pseudotruncatella
Como cuidar de Lithops pseudotruncatella dentro de casa? A Lithops pseudotruncatella, suculenta do gênero Lithops, também conhecidas como pedras vivas devido à sua aparêcnia, é uma pequena suculenta nativa da África do Sul. É fácil de cuidar, pois se adapta à maioria das temperaturas. A seguir falaremos sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da Lithops pseudotruncatella. Será que é tóxica para cães e gatos?
Dicas para cuidar de Lithops pseudotruncatella
A Lithops pseudotruncatella tem uma cor meio creme cinzenta e quase não possui caule. Costuma atingir apenas uns 2,5 cm de altura do solo (algumas atingem 10 cm). Sua folhagem tem formato de cone e cresce até cerca de 25 mm de altura e 30 mm de largura, que se divide em dois lóbulos. Sua flor aparece no verão e outono três anos após o plantio. É perfumada e parecida com uma margarida na cor branca, ela aparece na fissura entre os lóbulos.
Sobrevive na maioria das temperaturas, mas prefere temperaturas entre 18 e 24°C. Gosta de ficar no sol pleno, portanto você deve colocar em uma janela que pegue luz direta do sol o máximo possível, principalmente no inverno.
Deve ficar em vaso bem drenável com furo no fundo, usando solo arenoso, que drene bem. Pode usar mistura própria para cactos e suculentas. Se não tiver, utilize terra rica em matéria orgânica misturada com areia ou perlita.
O replantio não é necessário, ela pode ficar anos e anos no mesmo vaso. Dê preferência para vasos pequenos, deixando apenas uma planta por vaso. Se colocar várias juntas em vasos maiores pode deixar as flores feias.
A propagação pode ser feita dividindo o broto da planta mãe ou por semente. Sendo que por semente é considerado mais fácil no caso da Lithops pseudotruncatella.
Quantidade de água na rega, fertilizante e umidade
A rega deve ser feita regularmente sempre que o solo secar, portanto, aguarde secar entre uma rega e outra. Normalmente no verão a rega de 15 em 15 dias pode ser suficiente. No inverno reduza muito a rega, dependendo do frio não será preciso nem mesmo regá-la. Preste atenção sempre na terra, pois ela prefere a falta de água do que o excesso.
Sobrevive na umidade normal da maioria das cidades, mas não gosta de ficar em local com corrente de ar fria.
O fertilizante não é uma boa ideia, pois pode enfraquecer os tecidos da planta. Portanto, evite o uso.
Problemas que podem ocorrer ao cuidar da Lithops pseudotruncatella
Se a planta começar a apodrecer pode ser culpa de estar regando de forma errada, principalmente no inverno. Reduza a rega e não deixe em local com corrente de ar frio.
É tóxica para cães e gatos?
Não, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, a Lithops não possui princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mas evite que seu companheiro fique comendo, pois ele poderá engasgar.