Por que você deve evitar usar o “Inscreva-se com o Google na hora de fazer login
Usar “Inscreva-se com o Google” na hora de criar seu login, pode parecer a maneira mais fácil de criar novas contas online. Basta usar um único clique, você está pronto – sem precisar pensar em uma nova senha ou preencher formulários longos. Mas, não seria o método mais correto de criar novas contas não seria muito adequado apesar de conveniência.
Porque você deve evitar usar o “Inscreva-se com o Google” na hora de fazer login
Não é adequado passar todas as informações do Google para qualquer site
Quando você se inscreve usando o Google, você não está apenas criando um login. Na maioria dos casos, você também concede àquele site acesso a uma certa quantidade de suas informações pessoais. Isso pode variar de algo simples, como seu nome e endereço de e-mail, a dados mais sensíveis, como seus contatos ou detalhes do seu perfil Google. Você passa a compartilhar dados sensíveis, na maior inocência.
Mesmo para sites confiáveis, é difícil prever como eles vão lidar com essas informações no futuro. Vazamentos de dados, mudanças de políticas ou até práticas questionáveis podem expor mais dados sem seu conhecimento. Quanto menos lugares tiverem acesso à sua conta Google, melhor.
Um comprometimento pode deixar todas as suas contas em perigo
Se sua conta Google for comprometida, de repente todos os sites em que você usou o “Inscreva-se com o Google” também estão em risco. É como um efeito dominó. Mesmo usando autenticação de dois fatores e todas as medidas de segurança, nada é infalível. E uma única falha poderia dar a alguém acesso a um número assustador de contas.
Além disso, e se perder o acesso à conta Google? Talvez seu telefone quebre e não consiga acessar o e-mail, ou acidentalmente seja bloqueado por algum motivo. Nesse caso, não perderia apenas o acesso aos serviços do Google, mas potencialmente a dezenas de outros sites onde usaria o Google para fazer login. Isso parece muito arriscado, tudo amarrado a um único ponto de falha.
É mais fácil gerenciar suas contas separadamente
Embora possa parecer trabalhoso, é mais fácil gerenciar suas contas de forma independente. Sim, isso significa mais algumas senhas para acompanhar, mas é para isso que os gerenciadores de senhas existem. Criar logins separados para diferentes sites traz a flexibilidade de redefinir senhas individualmente, gerenciar configurações de segurança site por site e manter tudo compartimentado.
Além disso, isso fica mais fácil lembrar para quais serviços você se inscreveu. Com “Inscreva-se com o Google”, é fácil perder a noção de onde vinculei sua conta, o que pode virar um problema se algum dia quiser se desconectar de certos serviços.
Você não precisa fornecer seus dados para o Google
O Google já sabe muito sobre você – desde o seu histórico de buscas até os lugares que visita. Ao usar “Inscreva-se com o Google”, parece que está passando ainda informações. Toda vez que conecta a conta Google a um novo serviço, o Google aprende um pouco mais sobre seus hábitos, interesses e os lugares com os quais interage online.
É inquietante pensar no quanto eles podem montar sobre você. Sempre que você deixa de usar a opção “Inscreva-se com o Google” e usa seu endereço de e-mail em vez disso, pelo menos parece uma pequena parte da sua atividade online fica mais privada do gigante que já sabe tanto.
Mudar para longe do “Inscreva-se com o Google” não é uma decisão da noite para o dia, mas quanto mais se considera os riscos de segurança, as preocupações com a privacidade e o controle de dados, mais isso faz sentido. Inscrever-se em contas da maneira tradicional pode levar um pouco mais de tempo, mas a tranquilidade vale a pena.