Como cuidar de aroeira-mansa
Como cuidar de aroeira-mansa? A Schinus terebinthifolius é mais conhecida como aroeira-mansa, aroeira-vermelha, aguaraíba, aroeira-pimenteira, aroeira-do-brejo, Brazilian Peppertree (em inglês), entre outros nomes. É uma planta perene nativa da América do Sul, mais precisamente do Brasil, Argentina e Paraguai. Neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo da aroeira-mansa, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?
Dicas para cuidar de aroeira-mansa
A aroeira-mansa é uma árvore dióica (cada árvore possui flores masculinas e femininas em pés separados), que pode atingir até 8 metros de altura, com uma copa densa e arredondada. O caule é tortuoso com casca escura e fissurada. Suas folhas são coriáceas verde-escuras brilhantes, imparipinadas (número de folíolos é ímpar), que podem ter até 12 cm de comprimento. As flores são pequenas, na cor creme, e produz um fruto vermelho bastante decorativo, que serve de alimento para algumas aves.
É uma planta que gosta de ficar no sol pleno, seis ou mais horas de luz direta de sol por dia.
Deve ser plantada em vaso bem drenável com furo no fundo. Suporta a maioria dos solos, mas prefere solo bem drenável rico em matéria orgânica. É muito comum em substratos calcários. Quem quiser pode utilizar mix de plantio que contenha argila ou areia, que aumente a drenagem.
A poda pode ser necessária para manter o formato desejado da planta, pois ela pode ser utilizada inclusive como cerca-viva. Realize a poda no final do inverno.
Se propaga rapidamente na natureza, por isso é considerada invasiva em alguns países. Pode ser propagada tanto por semente quanto por estaquia.
Quantidade de água na rega da aroeira-mansa
A aroeira-mansa é uma planta resistente à seca, necessitando de regas ocasionais no verão quando já for adulta. Enquanto estiver na fase do crescimento, é preciso regar mais, para manter o solo úmido, mas nunca encharcado. No inverno reduza bastante a rega, pois demora para secar o solo.
É tóxica para cachorros e gatos?
De acordo com o USDA, Departamento de Agricultura nos Estados Unidos, a Schinus terebinthifolius pode ser tóxica, sim, para alguns animais. Portanto, evite que seu companheiro ingira esta planta. Notando algo errado, procure o veterinário.