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Abrir reclamação nos Correios, como fazer e acompanhar


Sua encomenda não chegou? Veja como abrir reclamação nos Correios para encomenda em atraso ou perdida, pode ser tanto para encomenda nacional quanto internacional. Como registrar reclamação no site dos Correios usando o código de rastreamento da encomenda e se é possível acompanhar a reclamação online.

Abrir reclamação nos Correios

É importante lembrar que para fazer a reclamação você precisa ter o código de rastreamento, senão não tem como os Correios encontrarem sua encomenda. Não é possível registrar reclamação apenas com nome! E só será possível fazer a reclamação se tiver passado o prazo de entrega, se não tiver passado você não vai conseguir registrar.

Para registrar sua reclamação acesse esta página oficial dos Correios. Vai abrir o formulário de Fale Conosco. Escolha “Reclamação”, em seguida escolha se o objeto foi postado no Brasil para o Brasil ou se foi postado do exterior para o Brasil ou ao contrário. Selecione “Declaro ter lido e aceito o Termo do uso”, leia o termo. Logo em seguida abrirá o campo para digitar o código de rastreamento, digite-o.

Formulário para abrir reclamação nos Correios

Formulário para abrir reclamação nos Correios

Assim que digitar vão abrir todos os campos que precisarão ser preenchidos. Comece colocando o CPF do remetente (quem enviou), nome e sobrenome e depois CEP. Assim que digitar o CEP abrirá os campos para digitar o endereço do remetente, telefone e email. Preencha com atenção.

Dados remetente registro reclamação nos Correios encomenda atrasada

Em seguida preencha os dados do destinatário (quem ia receber). Coloque nome e sobrenome, depois digite CEP, abrirá os campos para preencher o endereço do destinatário. Para finalizar marque a data que o objeto foi postado (4) e escolha o motivo da reclamação “Destinatário não recebeu a correspondência” (5) e escreva uma descrição do objeto. Selecione o quadradinho “Não sou robô” e clique em “Enviar”.

Dados destinatario reclamação nos Correios encomenda atrasada

No final irá aparecer a mensagem “Sua manifestação foi registrada com sucesso” e terá um número de protocolo. Anote-o em algum local caso seja necessário entrar em contato com a Ouvidora. Em cinco dias úteis eles irão responder, portanto tenha paciência.

Acompanhar reclamação Correios online

Você poderá acessar esta página oficial dos Correios para acompanhar o andamento da Manifestação. Digite o código da manifestação ou o código de rastreio do Objeto, selecione CPF e preencha com seu CPF. Depois clique em “Não sou robô” e clique em “Consultar”.

Falando com a Ouvidoria

Primeiramente faça a reclamação como indicado acima, se nada for resolvido você poderá entrar em contato com a Ouvidoria para solicitar intervenção. Não tem como ligar para a Ouvidoria, é preciso fazer solicitação nesta página oficial, digite o procolo de atendimento da reclamação que registrou, adicione o email cadastrado no protocolo e escreva sua manifestação. Ao terminar clique em “Enviar”.

O prazo para resposta é de 30 dias prorrogável por igual período, aguarde.

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