Como achar pessoas desaparecidas pela internet
Uma das coisas mais tristes do mundo é quando alguém querido desaparece. Ficamos sem saber o que fazer, não temos ideia de como começar a busca ou onde temos que ir. É por isso que algumas pessoas e Governos de estado criaram sites para ajudar a achar pessoas desaparecidas pela internet. Só no Brasil são mais de 250 mil pessoas desaparecidas por ano sem deixar rastros, sendo 40 mil delas crianças. A primeira coisa a fazer é registrar boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, não espere! Depois verifique alguns sites que poderão ajudar a encontrar a pessoa que sumiu.
Como achar pessoas desaparecidas pela internet
O Governo havia criado o site Desaparecidos.gov.br para unificar todos os cadastros de pessoas desaparecidas, mas infelizmente parece que o site não está realizando novos cadastros e foi abandonado, ou seja, não funciona mais. Apesar desse site não estar funcionando existem outras organizações criadas para auxiliar pessoas que estão passando pelo mesmo problema, todas com cadastro gratuito.
Uma das organizações mais conhecidas é a Mães da Sé, fundada em 1996 e desde então vem ajudando a encontrar pessoas que desapareceram. Eles também estão presente no Facebook.
- Site oficial – http://www.maesdase.org.br
- Facebook – https://www.facebook.com/maesdase
Outra é a organização Mães em Luta, fundada por Vera Lúcia Ranu, uma das fundadoras do Mães da Sé que teve a filha desaparecida em 1992. Eles também possuem conta no Facebook.
- Site oficial – http://www.maesemluta.org.br/
- Facebook – https://www.facebook.com/ONG-MaesemLuta
Tem ainda a Associação Desaparecidos do Brasil fundada em 1997 por Amanda Boldeke, o site também realiza cadastro e ajuda a encontrar pessoas.
- Site oficial – http://www.desaparecidosdobrasil.org/
A organização Good Angels fundada por Walter Peceniski em 1983 onde as pessoas podem cadastrar alguém que sumiu ou uma pessoa que não vê à anos e não sabe onde ela está.
- Site oficial – http://www.goodangels.org/
- Facebook – https://www.facebook.com/GOODANGELS-LOCALIZAÇAO
Sites do Governo e Direitos Humanos
Alguns governos dos estados do Brasil possuem sites específicos para pessoas desaparecidas. Mas nem todos parecem estar atualizados. Alguns estados que possuem site são:
- Acre – http://www.delegaciaonline.ac.gov.br
- Goiás – http://www.policiacivil.go.gov.br/pessoas-desaparecidas
- Minas Gerais – http://www.desaparecidos.mg.gov.br
- Paraná – http://www.desaparecidos.pr.gov.br/desaparecidos
- Rio de Janeiro – http://www.soscriancasdesaparecidas.rj.gov.br
- Rio Grande do Sul
- Maiores de 18
- Menores de 18
- São Paulo – http://www.ssp.sp.gov.br/servicos/pessoas_desaparecidas.aspx
Para verificar se eu estado possui site, digite no Google “desaparecidos gov” sem as aspas seguido da sigla do seu Estado.
Lembrando que você ainda pode usar o Twitter e outras redes sociais para divulgar informações sobre a pessoa desaparecida. Usando estas redes que têm muito acessos poderá facilitar sua busca.
Você também pode ligar para o Disque Direitos Humanos no número 100 (ligação gratuita), além de ser um canal para denúncia de violações de Direitos Humanos, também é possível informar desaparecimento de criança ou adolescente, ou para informar caso encontre uma pessoa desaparecida. O Disque 100 encaminha todos os detalhes para os órgãos competentes e funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia.