Benefícios da Dolomita para saúde
A dolomita, também conhecida como dolomite, é um mineral composto por carbonato de cálcio e magnésio CaMg(CO3)2. Seu nome e do local onde a rocha foi encontrada pela primeira vez são homenagem ao geólogo francês Déodat de Dolomieu. O local Dolomitas fica nos Alpes italianos. Apesar de ser uma rocha muitas pessoas não conhecem os benefícios da Dolomita para saúde e nem sabem que este mineral pode ser utilizado medicinalmente. Saiba mais sobre a dolomita abaixo.
Benefícios da Dolomita para saúde
O pó de dolomita é parecido com argila, mas muito mais fino e tem alta absorção pela pele. Para ser consumida ela sofre um processo de purificação que remove resíduos de carbonato de bário, chumbo, arsênico e outros produtos tóxicos. Ela é rica em magnésio e cálcio, além de conter traços de cloro, fósforo e potássio.
Antigamente era usada apenas na alimentação de animais, mas atualmente pode ser encontrada em forma de cápsulas e pastilhas mastigáveis como suplemento dietético para pessoas. Também é usada em tratamentos como hidroterapia, fitoterapia e outros tratamentos naturais.
Dolomita é boa para os músculos
Por conter cálcio e magnésio ela é indicada para o sistema muscular. Pois o cálcio contrai a musculatura e o magnésio relaxa, sendo indicada para combater fadiga e rigidez muscular.
Dolomita previne contra osteoporose
Por sua alta quantidade de cálcio, uma cápsula pode conter até 350mg de cálcio, é indicada para manter os ossos saudáveis e combater osteoporose.
Dolomita é bom contra artrite e problemas nas articulações
Ela pode ser utilizada como terapia complementar no tratamento contra artrite, artrose e outras inflamações relacionadas às articulações, devido a alta quantidade de cálcio e magnésio.
Dolomita é boa para pele e cabelo
Por ter alta absorção, a dolomita em pasta consegue penetrar nos poros e neutralizar a acidez da pele, ajudando a cicatrizar e revitalizar o local, podendo ser utilizada em ferimentos, queimaduras, micoses, assaduras, manchas, rugas, acnes etc.
A pasta também pode ser utilizada no couro cabeludo para ajudar contra queda de cabelo. Ela fortalece os fios e ajuda no combate à caspa.
Pó de dolomita ajuda na saúde bucal
O pó ou pasta de dolomita podem ser utilizados na escovação dos dentes ajudando na limpeza e combatendo mau hálito, aftas e outros problemas. Funciona parecido com o bicarbonato de cálcio na limpeza bucal.
Dolomita não é indicada para
Quem tem problema de coração não deve tomar dolomita por causa do magnésio. Nem quem tem problemas nos rins por causa do magnésio e do cálcio presentes.
A dolomita também não é aconselhável para quem tem sarcoidose, esta condição aumenta o risco de absorver cálcio demais.
Nunca tome dolomita em quantidades altas por longos períodos ou junto com outros suplementos de cálcio ou magnésio. Sempre fale com seu médico sobre o uso de suplementos, mesmo que sejam naturais.
Como usar a dolomita
Como falado anteriormente, a dolomita pode ser consumida como cápsulas ou pastilhas mastigáveis que são vendidas em lojas de produtos naturais. Algumas pessoas consomem o pó de dolomita misturado na água. É importante comprar a dolomita de fontes confiáveis. Ela precisa ser purificada antes de ser vendida pois contém metais pesados tóxicos para saúde.
A dolomita também é utilizada como pasta. Para preparar misture a água aos poucos no pó até formar a pasta que poderá ser aplicada na pele ou no couro cabeludo. Aplique e deixe agir por, pelo menos, 30 minutos. Depois remova com bastante água.