Saúde e Beleza

Benefícios do queijo para saúde

O queijo é uma comida derivada do leite e produzida nos mais variados sabores, texturas e formas. Ele é formado pela coagulação da proteína do leite, a caseína, causada pela acidificação com bactéria ou por ação de enzimas (quimosina e a pepsina). Não se sabe qual a origem do queijo, mas acredita-se que começaram a ser produzidos 8.000 a.C. quando foram domesticadas as primeiras ovelhas. É um dos principais produtos agrícolas produzidos e consumidos no mundo. E você sabe quais são os benefícios do queijo para saúde? Saiba mais abaixo.


Benefícios do queijo para saúde

O queijo contém os mesmos nutrientes do leite e iogurte mas em quantidades diferentes. Eles possuem alto teor de proteínas, minerais, cálcio, zinco, potássio e vitaminas. O indicado é consumir duas a três porções por dia.

Queijo é bom para os ossos e dentes

Por conter alto teor de cálcio é uma ótimo aliado na formação dos ossos, cartilagens e dentes, e ainda para prevenir a osteoporose e osteoartrite. Por causa do fósforo e de peptídeos contidos no queijo, o transporte de cálcio é facilitado aumentando a absorção pelo organismo.

A quantidade de cálcio presente dependerá do tipo de queijo, normalmente os queijos mais frescos possuem menor teor de cálcio.

Benefícios do queijo para saúde

Benefícios do queijo para saúde

Queijo é bom para o coração

Isso mesmo, pesquisas recentes mostraram que os peptídeos dos queijos são benéficos para saúde do coração pois inibem a enzima conversora da angiotensina. Esta enzima controla a pressão arterial sistêmica. Queijos como Roquefort podem ser favoráveis pois possuem metabólitos secundários produzidos pelo Penicillium roqueforti e outros fungos. É por isto que acredita-se ter poucas doenças cardiovasculares na França e outros países europeus que consomem mais estes tipos de queijos.

Queijo diminui o colesterol

Pesquisadores da Universidade de Copenhagen descobriram que comer queijos amarelos (não magros), podem aumentar os níveis de colesterol bom, o HDL (lipoproteínas de alta densidade), que protege justamente contra doenças do coração. Na mesma pesquisa não foi notado aumento nos níveis de colesterol ruim, o LDL.

Queijo ajuda a combater diabetes

Outras pesquisas publicadas na revista Frontiers in Diabetes mostraram que produtos lácteos ajudam a combater diabetes tipo 2. Uma porção diária de lácteo pode reduzir em 6% o risco da diabetes, o percentual aumenta quando o lácteo é de baixo teor de gordura.

Outros benefícios do queijo para saúde

Queijo maturado é um ótimo aliado para quem faz exercícios físicos todos os dias e quer ganhar massa corporal. Eles possuem alto teor de calorias, perfeito para dar energia necessária para a malhação. Além disso junto com suas proteínas e cálcio, são perfeitos para dar mais força aos ossos e massa muscular.

Os queijos possuem vitaminas do complexo B, importantes para prevenir contra depressão, síndrome do pânico e anorexia. E vitamina A, relacionada a benefícios ao sistema imunológico e apresenta função antioxidante, protegendo contra efeitos nocivos dos radicais livres para as células. Estes radicais livres estão ligados a problemas de catarata, doenças da pele, arteriosclerose etc.

Queijos maturados são aliados à dieta e ao combate à obesidade, pois o cálcio presente faz com que o corpo utilize a gordura como fonte de energia ao invés de armazená-la. Além disso a gordura presente dá maior saciedade, fazendo a pessoa comer menos.

Para quem não sabe, uma dica é que queijos maturados tipo gorgonzola, roquefort, prato, parmesão, possuem baixo teor de lactose. Podendo ser consumidos por aqueles que apresentam intolerância à lactose. Quanto maior o teor de gordura do queijo (maior tempo de maturação) menor será a quantidade de lactose que ele vai ter, pois as bactérias se alimentam da lactose no processo de fermentação.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 Comentários