Saúde e Beleza

Benefícios do maxixe para saúde

Você conhece a Cucumis anguria? Por este nome talvez não, mas ela é conhecida como maxixe. É uma planta trepadeira de origem africana que produz o fruto comestível chamado maxixe ou galinha-arrepiada, muito popular no Norte e Nordeste do Brasil. O maxixe é da família da abóbora, melancia, melão e outras plantes de haste rastejante. Dele se pode consumir tanto o fruto quanto as folhas. Também está querendo entrar para o time do maxixe? Saiba quais são os benefícios do maxixe para saúde, por que é bom consumir esta hortaliça.


Benefícios do maxixe para saúde

Maxixe é rico em zinco

Por ser rico em zinco ele é ótimo para prevenir a osteoporose, é ele quem promove aumento da atividade de vitamina D. Ele também atua regulando a atividade da insulina no sangue sendo importante para quem tem diabetes. Pois se liga à insulina para que ela seja armazenada de forma correta no pâncreas e liberada quando a glicose entra no sangue.

Além disso o zinco é necessário na produção do colágeno que ajuda a manter a pele saudável e tem ação antioxidante, diminuindo a quantidade de radicais livres no corpo. Os radicais livres promovem o envelhecimento e podem aumentar a chance de desenvolver câncer.

Benefícios do maxixe para saúde

Benefícios do maxixe para saúde

Auxilia na manutenção dos ossos e dentes

Além do zinco que é bom para prevenir osteoporose, o maxixe é fonte de cálcio. Importante mineral que auxilia na manutenção dos ossos, dentes e cartilagens. Também ajudando para prevenir a osteoporose. Ele também é fonte de fósforo, outro nutriente que contribui para a formação dos dentes e ossos.

Fornece energia e combate fraqueza muscular

O maxixe é fonte de fósforo, este nutriente que além de contribuir para formação dos dentes e ossos também auxilia no processo de fornecimento de energia para o corpo, pois contribui na metabolização do carboidrato. O fósforo é o segundo maior em quantidade no nosso organismo, ficando atrás apenas do cálcio.

Previne anemia por deficiência de ferro

A anemia é causada pela falta de ferro no sangue. O maxixe é  rico em ferro, ajuda a prevenir a anemia. É o ferro quem atua na síntese das células vermelhas no sangue e no transporte de oxigênio para as células do corpo.

Além disso o maxixe também é fonte de sódio, mineral que ajuda a equilibrar a quantidade de água no organismo. Também participa nas contrações musculares junto com o potássio. Também é fonte de vitamina C que fortalece o sistema imunológico prevenindo gripes e resfriados, melhora sintomas de estresse, evita envelhecimento das células e pele. É fonte de magnésio, essencial para manter a regularidade dos batimentos cardíacos e proteger o coração do estresse muscular, ajudando a limpar as artérias.

Como consumir maxixe

O ideal é consumir o maxixe cru, sem ser cozido, pois suas propriedades se perdem com o cozimento. Algumas dicas é comer na salada ou fazer sucos misturando com outras frutas e hortaliças.

Muitas pessoas fazem picles de maxixe, basta colocar em uma panela vinagre, açúcar, água e sal. Deixe ferver, quando ferver adicione pimenta do reino, semente de coentro, pimenta calabresa, cravo, tomilho, alecrim. Mexa tudo. Adicione então o maxixe e deixe cozinhar por 15 minutos. Depois deixe esfriar, coloque em pote de vidro e deixe na geladeira. Vá pegando conforme precisar.

Está esperando o quê para começar a desfrutar dos benefícios do maxixe para saúde? Conhece alguma receita interessante com o maxixe? Conte-nos pelos comentários.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!