Saúde e Beleza

Benefícios do ácido fólico para a saúde

Você sabia que o ácido fólico é um importante nutriente para a saúde? Também conhecido como Vitamina B9, ele é o responsável pela formação de proteínas e também pela formação de hemoglobina. Neste post, iremos mostrar quais os benefícios do ácido fólico para a sua saúde e o que a deficiência dele pode causar, principalmente para mulheres grávidas.


Os principais benefícios do ácido fólico para a saúde:

  • Fortalece o sistema imunológico.
  • Contribui para a redução do cansaço e fadiga.
  • É vital para a formação do sangue.
  • Evita doenças do sangue como a anemia.
  • Melhora a saúde dos cabelos e da pele.
  • Diminui o risco de doenças como a arteriosclerose.
  • Diminui o risco de problemas na formação do feto, espinha bífida e outros danos cerebrais, por isso é extremamente importante para as grávidas.
  • Contribui para o bom funcionamento do cérebro.
  • Fortalece pele, unhas e cabelos.

Quais os principais sintomas da falta de ácido fólico (vitamina B9)

Os principais sintomas da falta de ácido fólico no organismo são a irritabilidade, cansaço excessivo, dor de cabeça, falta de ar, infertilidade, falta de apetite, depressão, taquicardia, transtornos psiquiátricos, tonturas, anemias e distúrbios no trato intestinal.

Quais as principais fontes de ácido fólico para a saúde

Benefícios do ácido fólico para a saúde

O espinafre é uma grande fonte de ácido fólico natural para a saúde.

A melhor maneira de obter a quantidade mínima diária de ácido fólico é através da alimentação. Alguns dos principais alimentos que possuem uma boa qualidade de vitamina B9 são: folhas verdes como agrião, espinafre, alface, rúcula, repolho, quiabo, cogumelos, manga, tomate, melão, banana, ovo, lentilhas, feijão preto, macarrão, soja, beterraba, brócolis, grão de bico, aspargos, dentre outros.

Posso usar suplementos para obter ácido fólico?

Existem no mercado vários suplementos vitamínicos que contém ácido fólico (vitamina B9), porém deve-se sempre evitar a automedicação. O ideal é procurar um médico, que irá solicitar os exames necessários para verificar as suas taxas e só depois definir a quantidade correta de suplementação.

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