Benefícios do ácido fólico para a saúde

Você sabia que o ácido fólico é um importante nutriente para a saúde? Também conhecido como Vitamina B9, ele é o responsável pela formação de proteínas e também pela formação de hemoglobina. Neste post, iremos mostrar quais os benefícios do ácido fólico para a sua saúde e o que a deficiência dele pode causar, principalmente para prevenir complicações na gravidez.


Os principais benefícios do ácido fólico para a saúde:

  • Fortalece o sistema imunológico.
  • Contribui para a redução do cansaço e fadiga.
  • É vital para a formação do sangue.
  • Evita doenças do sangue como a anemia.
  • Melhora a saúde dos cabelos e da pele.
  • Diminui o risco de doenças como a arteriosclerose.
  • Diminui o risco de problemas na formação do feto, espinha bífida e outros danos cerebrais, por isso é extremamente importante para as grávidas.
  • Contribui para o bom funcionamento do cérebro.
  • Fortalece pele, unhas e cabelos.

Quais os principais sintomas da falta de ácido fólico (vitamina B9)

Os principais sintomas da falta de ácido fólico no organismo são a irritabilidade, cansaço excessivo, dor de cabeça, falta de ar, infertilidade, falta de apetite, depressão, taquicardia, transtornos psiquiátricos, tonturas, anemias e distúrbios no trato intestinal.

Quais as principais fontes naturais de ácido fólico para a saúde

Benefícios do ácido fólico para a saúde
O espinafre é uma grande fonte de ácido fólico natural para a saúde.

A melhor maneira de obter a quantidade mínima diária de ácido fólico é através da alimentação.

Alguns dos principais alimentos que possuem uma boa qualidade de vitamina B9 são: bife de fígado, folhas verdes como espinafre e agrião, alface, rúcula, repolho, quiabo, cogumelos, manga, couve-de-bruxelas, tomate, melão, abacate, banana, ovo, lentilhas, feijão preto, macarrão, soja, beterraba, brócolis, grão de bico, aspargos, dentre outros.

Posso usar suplementos para obter a dose diária recomendada?

Existem no mercado vários suplementos vitamínicos que contém ácido fólico (vitamina B9), porém deve-se sempre evitar a automedicação. O ideal é procurar um médico, que irá solicitar os exames necessários para verificar as suas taxas e só depois definir a quantidade correta de suplementação. Além de analisar os riscos e benefícios, de acordo com seu caso.

Tenha cuidado com o consumo indiscriminado com estes tipos de suplementos, pois podem reduzir a absorção do zinco, está associado à neoplasias malignas, aumento da suscetibilidade à malária, entre outros problemas. Pessoas tomando metotrexato não devem utilizar ácido fólico, pois o mesmo interfere nos efeitos do remédio.


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